OK DSC_0024

OK DSC_0069

A preservação do meio ambiente e a destinação correta dos resíduos sólidos é uma das prioridades da Prefeitura de Morrinhos, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente. Desta forma, com o objetivo de adequar o município a um modelo que obedeça à Legislação Ambiental Municipal em vigor, Morrinhos segue com os procedimentos para a implantação do Sistema de Coleta Seletiva.

Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a equipe da Superintendência de Meio Ambiente, realizou a segunda reunião com os moradores da Vila Santos Dumont, numa tenda montada em frente à Lanchonete do Marivaldo, para falar sobre a nova iniciativa. “O intuito desse encontro é explicar como vamos trabalhar a coleta seletiva, separando e recolhendo os resíduos, pois pensar no futuro é agir agora. Precisamos que cada morador faça a sua parte, ensinando os amigos e vizinhos como cuidar do planeta”, disse o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva.

O prefeito Rogério Troncoso, que está bastante empenhado no projeto sugeriu que seja instalado pontos de coleta nos órgãos públicos e escolas. “O exemplo deve ser dado por todos, afinal, a gestão correta dos resíduos sólidos é um dever de todo cidadão. Assim, vamos desafogar os lixões e implantar os aterros sanitários, dando mais oportunidades para os catadores de lixo”, disse o prefeito.

De acordo com os levantamentos feitos, inicialmente trabalha-se com a possibilidade de um projeto-piloto que atenderá alguns bairros da cidade e o comércio, para depois ser expandido para os demais bairros do município. Para isso, a expectativa é de que cada morador se conscientize e ajude a divulgar e incentivar os demais.

Para a moradora da Vila Santos Dumont, Maria Aparecida Arantes, a reunião de orientação foi proveitosa. “Aprendi a separar o lixo corretamente e agora sei o que será feito com ele”, ressalta.

A prefeitura vai trabalhar com o conceito de Coleta Seletiva Binária, que consiste na separação dos resíduos sólidos secos (recicláveis) e molhados (matéria orgânica e rejeitos). Realizada a separação, a população deverá colocar o material separado em sua porta para que o caminhão da coleta possa pegar, seguindo o calendário dos dias e horários. Assim, posteriormente, o material será encaminhado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Morrinhos, onde será realizada a triagem.

Os membros da Superintendência de Meio Ambiente informaram ainda que a educação ambiental a respeito da coleta seletiva também se estenderá às escolas do município e deve conscientizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais e deixar claro como amenizá-los ou evitá-los.

Durante a palestra foi explicado como separar o lixo, decomposição dos resíduos, formas de execução da Coleta Seletiva, remoção do lixo e a utilização dos pontos de coleta. Além das palestras, o trabalho de conscientização e divulgação vai envolver reuniões com secretários e diretores de escolas, reuniões nos bairros, entrega de panfletos, mídia e faixas.

OK DSC_0044

OK DSC_0032