OK Vacinação HPV
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que a segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) começará a ser aplicada a partir da próxima segunda-feira, 8 de setembro, nas escolas públicas e particulares do município. A campanha tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos.

A primeira dose foi aplicada em março deste ano e tem como objetivo prevenir o câncer de colo de útero. Em Morrinhos, na aplicação da primeira dose foram vacinadas 1006 adolescentes, sendo que a expectativa é vacinar cerca de 1 mil meninas nesta segunda etapa.

Conforme explica a Coordenadora do Núcleo de Vacinação do Centro Municipal de Saúde, Josyane Cruvinel, a vacina também estará disponível nas escolas para as meninas que ainda não tomaram a primeira dose. No entanto, neste caso, é necessária a autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Segundo ela, para receber a segunda dose da vacina contra o HPV não precisa da autorização. Basta apenas apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação (Certidão de Nascimento ou RG). A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.

“A segunda dose da imunização é uma forma de garantir a proteção. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que incentivem suas filhas a receberem a vacina na escola. Nosso objetivo é atender todas as meninas da faixa etária de 11 a 13 anos”, salienta Josyane Cruvinel.

Importância da vacina contra o HPV
Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. Atualmente 4,3 milhões de meninas brasileiras entre 11 e 13 anos foram imunizadas na primeira etapa, totalizando 87% da taxa de cobertura.

O HPV pode ser contraído durante o ato sexual e pode causar câncer de colo de útero, por isso a vacinação em massa é indicada primeiramente para as meninas. O uso da camisinha é recomendável para evitar o contágio, assim como a realização do exame de Papanicolau em mulheres com vida sexual ativa.

Confira entrevista que a Coordenadora de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Josyane Cruvinel, concedeu à repórter Ellen Ribeiro: