A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade nesta semana às medidas e ações emergenciais que estão sendo colocadas em prática para combater a proliferação do mosquito da dengue na cidade.
Segundo informa o secretário municipal de Saúde, André Luiz, nesta terça-feira (19), os agentes de saúde vão visitar as residências da Vila Nova, do Jardim América e do Setor São Francisco, com a finalidade de conversar com os moradores e também detectar possíveis focos de criação do mosquito Aedes aegypti. “Vamos conversar com as comunidades desses setores para pedir que façam a sua parte, vistoriando suas casas e seus quintais, procurando localizar e limpar todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Só assim, vamos conseguir diminuir a proliferação do Aedes”, explica André Luiz.
Neste dia 23, sábado, mais um mutirão de ação coletiva será realizado, desta vez nas Vilas Santos Dumont, Mutirão e Nossa Senhora do Carmo, e que contará com a participação das igrejas locais que tomaram a iniciativa de organizar o movimento. O secretário André Luiz comentou a iniciativa. ”É muito gratificante ver a vontade que as igrejas estão tendo de participar e ajudar do combate ao mosquito da dengue. É uma atitude bastante louvável por parte de seus líderes que nos anima muito, pois, precisamos estar todos juntos para diminuir a proliferação do mosquito”, sublinha o secretário.
O secretário explica ainda que, durante o mutirão, os agentes de endemias vão atuar em conjunto com o pessoal das igrejas, entrando nas casas e mostrando como se faz o combate aos criadouros do mosquito.” Vamos mostrar na prática como funcionam as ações de combate à dengue. Esperarmos visitar o maior número possível de residências, porque o trabalho mais importante que fazemos é conscientizar as pessoas sobre sua responsabilidade de ajudar no combate. Não temos como ficar entrando todo dia da semana na casa de todo mundo. Então, cada morador precisa estar consciente de aquele pedacinho ali, onde ele mora, é de responsabilidade dele e, portanto, é ele que tem que fazer esse trabalho de combate, que deve ser corriqueiro. Toda semana, é preciso tirar 10 minutos e fazer uma vistoria total na sua casa para ver se não tem nenhum criadouro por lá”, orienta André Luiz.
Segundo o secretário André Luiz, com o período chuvoso e o sol quente, que costuma fazer depois que a chuva cai, o número de criadouros do mosquito tende a aumentar, com a formação de poças d’água parada por todos os lugares. “É exatamente durante o período chuvoso que registramos maior incidência de casos de dengue e quero enfatizar que não adianta combater o mosquito que está por aí voando; não adianta ficar batendo repelente, precisamos eliminar os criadouros. Só assim, estaremos combatendo a proliferação”, explica.
Na noite do último domingo (17), André Luiz visitou as Igrejas Fonte da Vida e Assembleia de Deus Madureira quando explicou as medidas emergenciais que a Prefeitura vem adotando para diminuir os focos de proliferação do mosquito.
Por sua vez, o prefeito Rogério Tronco destaca que, mesmo com as ações preventivas da Secretaria Municipal de Saúde, sem a participação de todos os segmentos da sociedade, o trabalho de combate ao mosquito não irá surtir o efeito esperado.”As igrejas sempre estiveram presentes nas questões sociais e, portanto, não podem ficar de fora das ações de combate à dengue, principalmente neste momento. Portanto, é muito importante e indispensável que todas elas nos ajudem nesses momentos difíceis. Todos precisamos participar da guerra contra o mosquito Aedes aegypti”, enfatiza o prefeito.
Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro em Primeiro Lugar
Por Jorive Siqueira