Ok DSC_0033

O Secretário Municipal de Obras, Cleyton Martins, concedeu entrevista à repórter Ellen Ribeiro da Assessoria de Comunicação, na tarde de segunda-feira, 18 de maio, na sede da Secretaria. Ele falou sobre diversas ações que estão sendo implementadas no município. Dentre elas, a programação de recapeamento e pavimentação asfáltica para este ano em Morrinhos, além de destacar as principais frentes de serviços nas áreas de praças, parques e jardins, iluminação pública, pintura e reforma de praças e prédios públicos, varrição, coleta de lixo e entulhos, roçagem e outros.

Como está organizada a programação de recapeamento asfáltico para 2015 em Morrinhos? Vai abranger quais bairros da cidade e quantos metros de asfalto serão feitos no total?

Cleyton- A nossa previsão para recapeamento é de 95 mil m2 , no total, atendendo os bairros do Centro, Setor Oeste, Setor Aeroporto, Setor Cristo, Jardim Romano, Jardim Santa Fé, Morro da Saudade I e II, Vila Nunes, Monte Verde e Jardim América. O asfaltamento está programado para o setor Felício Chaves, Jardim Portugal e Jardim Goiás (4.600 m2), Cristina Park II e Monte Verde (3.300 m2), São Francisco de Assis (4.800 m2), Jardim Romano e Vila Santa Rosa (2.900 m2), Setor Aeroporto II (6.000 m2), Avenida F (próximo à AABB- 3.900 m2), Residencial dos Ipês (2.000 m2), Vera Cruz (10.000 m2), com recursos próprios, e ainda espera liberação de verba do Governo Estadual para terminar o restante do asfalto deste setor, Morro II e Praça do Jardim Romano (2.000 m2).

Estamos num período em que as chuvas estão terminando ou já terminaram. Neste sentido, quais medidas estão sendo adotadas para reparar os estragos provocados pelas chuvas de forma mais urgente?
Cleyton- Agora estamos iniciando não só o trabalho de recuperação do que foi estragado, mas também o de prevenção para as próximas chuvas: limpeza de bocas de lobo, construção de canaletas, tapa-buracos nas ruas mais afetadas e outros. Então, esses serviços paliativos serão feitos a partir de agora.

Fale pra gente também sobre os serviços de limpeza pública e retirada de entulhos no município.
Cleyton- A gente continua normalmente com a coleta de lixo doméstico, varrição nos setores e a coleta programada de entulhos nos bairros. Já estamos começando o trabalho de capina de meio-fios e outros serviços que serão executados a partir deste mês.

Para os meses de maio e junho, como está o planejamento das ações nas áreas de praças, parques e jardins?
Cleyton- A gente já começou a pintura das praças e dos meio-fios e retomamos o serviço de podas de árvores na cidade porque o período chuvoso deste ano foi maior. Todos esses serviços já estão sendo executados pelo Departamento de praças, parques e jardins.

Quais as novidades com relação à pintura e reforma de prédios e praças públicas?
Cleyton- Estamos fazendo a pintura do Teatro Juquinha Diniz, depois vamos para o Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim e Mercado Municipal, onde está sendo revitalizada a Praça Monte Castelo, já em fase de finalização. Estamos lavando lá para fazer a pintura e já estamos colocando os bancos, pois todas as praças vão começar a receber pintura a partir deste mês de maio.

Como segue a programação de implantação e reparos da Iluminação Pública em Morrinhos?
Cleyton- A gente segue a programação anual, fazendo a reposição de lâmpadas. Todo ano fazemos a marcação dos postes, à noite, para ver o que está faltando ou o que está queimado. A população sempre nos ajuda, através do telefone 156, ou diretamente aqui na Secretaria de Obras, passando os locais em que as lâmpadas estão queimadas para efetuarmos as trocas.

Por que é importante a participação da população no sentido de preservar o trabalho executado pela Secretaria de Obras?

Cleyton- É muito importante a população nos ajudar, principalmente no sentido de não jogar lixo nos lotes vagos e nas captações de lixo, na saída da cidade. Pedimos que a população leve o lixo no aterro sanitário para ficar mais fácil e melhorar para a nossa comunidade. Assim, nossa cidade vai continuar limpa e bem cuidada como sempre foi.

Ouça a entrevista na íntegra e confira os detalhes da mesma:

Por Ellen Ribeiro