OK-DSC0377

A Assessoria de Comunicação da prefeitura conversou com o Secretário Municipal de Habitação, Ronaldo Romero, na semana passada, sobre o andamento dos programas habitacionais no município em 2016. Confira a entrevista:

1- Secretário, o Vila Nova II será o próximo setor a ser beneficiado com a entrega de escrituras?

Ronaldo Romero- Sim. O Cadastramento está previsto para o sábado, dia 13 de fevereiro, numa tenda que será montada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em frente ao PSF da Vila Nova. Também vamos resolver algumas pendências de moradores da Vila Nova I. Toda a equipe da Secretaria de Habitação estará ali para atender os moradores desses bairros, cumprindo uma determinação do prefeito Rogério Troncoso.

2- Nesses bairros, a expectativa é entregar quantas escrituras?
Ronaldo Romero-
Na Vila Nova II são 63 escrituras. Vamos cadastrar as famílias agora em fevereiro e o prefeito deve entregar essas escrituras até julho deste ano. Vamos cadastrar e lavras as escrituras, que serão entregues pelo prefeito Rogério Troncoso em momento oportuno, atendendo assim a um anseio da população local. Os lotes da Vila Nova II foram doados pelo prefeito na última gestão dele. Queremos fazer a regularização fundiária desses dois setores. Assim, vamos ter toda a cidade regularizada, pois já entregamos as escrituras do Morro II, Sol Nascente, Nossa Senhora do Carmo e vamos entregar até o final de março na Vila Mutirão, Setor Aeroporto e uma parte do Setor Noroeste. Dessa forma, a Secretaria de Habitação, cumprindo determinações do prefeito Rogério Troncoso, vai finalizar todos os compromissos de campanha na área habitacional.

3- Alguma novidade nos projetos habitacionais das casas para este ano?
Ronaldo Romero-
Temos sim. Perdemos uma licitação que foi encerrada no dia 2 de julho de 2014. Eram 157 casas do Programa do FGTS. Isso porque o Ministério das Cidades mudou a estrutura das casas naquela época e, consequentemente, o valor também. Anteriormente o valor de cada residência era de 40 mil, o qual passou a ser 73 mil. Tivemos que adaptar outro projeto para as casas, juntamente com a Agência Goiana de Habitação (Agehab), para apresentar para a Caixa Econômica Federal. Fizemos um projeto novo que já foi aprovado pela Caixa e a doação dessas casas já foi autorizada pelo Governador Marconi Perillo no dia 30 de agosto de 2013. Agora, elas estão em processo de licitação pela Agehab.

Essas 149 casas serão edificadas nos setores Cristina Park e Solar do Bosque. Temos ainda 14 milhões de reais já aprovados pela Caixa do Programa Entidades para 250 casas que serão construídas no Setor Darcy Chaves. Corremo muito, batalhamos e no dia 19 de setembro de 2014, ficou pronto o processo. Este foi enviado para o Ministério das Cidades, em Brasília, foi aprovado e está lá esperando para ser selecionado, sendo que a crise financeira pela qual o País passa atrapalhou a agilidade dos trâmites burocráticos. Esperamos que até no mês de abril deste ano este processo seja finalizado e possamos iniciar a construção de 250 casas, no setor Solar do Bosque. No mesmo bairro temos a Categoria Sub-50, através da qual serão construídas mais 60 residências. Temos duas solicitações junto ao Ministério das Cidades do Governo Federal. Já enviamos os documentos dos lotes e, até no mês de agosto deste ano, já deve ser iniciada a construção.

Estamos trabalhando muito e não colhemos mais frutos até agora em razão da crise financeira que o Brasil atravessa. No entanto, a prefeitura está empreendendo todos os seus esforços para que tudo fique pronto o mais rápido possível e, logo, muitas famílias saiam do aluguel. Tanto que a prefeitura comprou e desapropriou áreas e registrou os lotes no cartório, cumprindo as orientações do prefeito Rogério Troncoso.

Mas avançamos muito com a entrega de 300 cheques reforma, 607 escrituras e esperamos entregar mais 400 ainda este ano. Estamos com os processos concluídos e logo daremos andamento na construção das moradias populares em Morrinhos.

Por Ellen Ribeiro