OK DSC_0004

“A população é peça fundamental para que possamos vencer essa difícil batalha contra o mosquito da dengue que, agora, voltou mais forte, pois traz consigo o vírus da chicungunha. A comunidade PRECISA NOS AJUDAR A AJUDÁ-LA”, conclama o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Com o assustador crescimento do número de ocorrências de dengue, em todo o País, em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo na íntegra às determinações do prefeito Rogério Troncoso, Morrinhos não vai fugir à regra adotada por outros municípios e vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite também o vírus da chicungunha. Entretanto, para que as ações sejam bem sucedidas é fundamental que a população participe ativamente da campanha.

Os casos de dengue estão aumentando também em Morrinhos – já são 17 o número de ocorrências confirmadas. Objetivando evitar que esse número cresça ainda mais, a Secretaria Municipal de Saúde vai deflagrar, nos próximos dias, uma campanha de conscientização da população sobre a importância de sua participação no combate ao temível Aedes egypti que, agora, além da dengue, transmite também o vírus da chicungunha.

“Vamos intensificar uma série de ações mais rigorosas no combate ao mosquito. Estamos mobilizando os Agentes de Saúde e os Agentes do Setor de Endemias que vão atuar mais efetivamente nesse trabalho e, neste início de 2015, vamos iniciar nossas ações pelo Morro da Saudade, que vem registrando um número maior de ocorrências”, afirmou o Secretário de Saúde do Município, André Luiz.

André faz um veemente apelo à população, no sentido de que participe ativamente da campanha, ajudando no combate ao mosquito que evoluiu e não escolhe mais o local onde colocar seus ovos e, por isso, fica cada vez mais difícil de combatê-lo.

“O mosquito evoluiu e hoje ele não põe seus ovos somente na água limpa e parada. Hoje, o Aedes aegypti se modernizou e não escolhe mais onde botar seus ovos. Não importa se a água é suja e barrenta. Inclusive recebemos uma notificação esta semana da Vigilância Epidemiológica do Estado alertando para o fato de que foram descobertas larvas do mosquito da dengue em restos de caldo de frango e caldo de feijão. Isso comprova que ele precisa somente de alguma coisa líquida, que esteja parada, para colocar seus ovos”, avisa André.

“A população precisa se mobilizar e nos ajudar, porque não existe a mínima condição dos agentes entrarem de casa em casa e fazer a limpeza de quintal em quintal, para localizar os focos de dengue e assim exterminá-los. Às vezes, num ano, quando diminuem os casos da doença, a população imagina que não precisa mais se preocupar com ela. Esse comportamento de tranquilidade contribui para que, no ano seguinte, haja uma explosão de casos. É o que está acontecendo neste ano, que começou apresentando um cenário muito sério e bastante preocupante. Temos, agora, um complicador muito grande que é a febre “chicungunha” que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Combatendo o Aedes Aegypti, que transmite a dengue, estaremos combatendo as duas doenças”, emenda André.

O Secretário de Saúde lembra que, apesar de as duas enfermidades serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue e a chicungunha são causadas por vírus diferentes. Entretanto, ambas têm sintomas semelhantes: febre, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, além de manchas na pele. Porém, o período dos sintomas da dengue é, em média, de uma semana. Já a chicungunha provoca dores fortes nas articulações durante meses.

“A febre causada pelo vírus da chicungunha é muito pior do que a dengue que só leva a pessoa a óbito se for do tipo hemorrágica. Por seu lado, a febre chicungunha pode durar até um ano. A pessoa afetada deixa de trabalhar, estudar, etc. Imagina uma pessoa debilitada numa cama sentindo dores no corpo todo durante um ano. Por isso, pedimos à população que nos ajude a “ajudá-la”, pede André Luiz.

Em Morrinhos ainda não foi confirmado nenhum caso da febre chicungunha. Mas, no município vizinho de Rio Quente, distante apenas 40 km de Morrinhos, já foi confirmado uma ocorrência da terrível doença. “A chicungunha está se espalhando rapidamente pelo Estado e, devemos evitar, que ela chegue a nossa cidade. Por isso, precisamos muito da ajuda da população”, finaliza o Secretário de Saúde.

Ouça entrevista do Secretário sobre as ações de combate à dengue no município:

OK DSC_0005