OK DSC_0063

Por recomendação do Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou o prazo de Vacinação contra a Influenza até a próxima quarta-feira (17). O órgão municipal anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), que imunizou 65% do público-alvo até agora. De acordo com a pasta, o objetivo é atingir a meta de vacinar 85% da parcela da população considerada vulnerável à gripe.

Em Morrinhos, 6.200 de pessoas (65,30%) já foram aos postos. “Já estamos em um período mais frio, o que aumenta as chances da população adoecer. Quanto antes for aplicada a vacina, mais rápido o público ficará imune, principalmente as crianças que têm o percentual menor de comparecimento aos postos de saúde”, alertou a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Josyane Cruvinel.

A campanha é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos, renais, hepáticos, neurológicos crônicos, dentre outros) também devem ser imunizadas, mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A vacina previne contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). É contra indicada a vacinação em pessoas alérgicas a ovo e hipersensíveis a algum dos componentes da vacina. Além disso, o público que estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para se imunizar.

O Secretário André Luiz disse que para garantir que todo o público-alvo tenha chance de receber as doses, a Prefeitura de Morrinhos realiza o segundo dia de mobilização especial, chamado de Dia D, que acontece neste sábado, 13 de junho, de forma itinerante, na Quadra de Esportes da Vila Nossa senhora do Carmo, das 8 às 17 horas. O secretário lembra a população que até a próxima quarta-feira, dia 17, todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) estarão realizando a vacinação.

Não deixe de vacinar, previna-se.

OK DSC_0013

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jailson Silva