Seguindo a política assistencial de prevenção a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe. De 10 de abril a 31 de maio, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Morrinhos, das 7h30 às 16h, para atender a comunidade.

Segundo o secretário André Luiz Dias Mattos, este ano a campanha começa com as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. Em seguida, a partir do dia 22, a campanha abre para os demais grupos prioritários.

“Vamos começar vacinando as crianças, puérperas e as gestantes. É importante observar que o Ministério da Saúde ampliou para menores de seis anos a faixa etária de vacinação das crianças. Além disso, nesse período também estaremos fazendo a atualização da caderneta de vacinação dos pequenos e das gestantes”, reforçou o secretário de Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os morrinhenses que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar os seguintes postos de vacinação: UBS Cristo Redentor; UBS Jardim Romano; UBS Santa Fé (setor Aeroporto); UBS Noroeste; UBS Jardim América; UBS Morro da Saudade; UBS Santos Dumont; UBS Genoveva Alves e UBS São Francisco de Assis.

“A vacina vem se mostrando, há décadas, como o meio mais eficaz para evitar doenças. Por isso é fundamental a adesão da campanha por parte dos grupos prioritários”, destacou André Luiz.

 

Cronograma de vacinação:

-De 10 a 18 de abril (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas).

-De 22 a 26 de abril (trabalhadores da saúde)

-De 29 de abril a 3 de maio (idosos)

-4 de maio “Dia D” (Todos os grupos prioritários da campanha)

-De 6 a 10 de maio: comorbidades (pessoas mais vulneráveis ao vírus, por serem portadores de doenças crônicas)

-De 13 a 17 de maio (Professores)

-De 20 a 30 de maio (todos os grupos prioritários da campanha, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional)

-De 10 de abril a 31 de maio (todo período da campanha) – indígenas.