Secretaria de Saúde apoia ações em alusão ao Setembro Amarelo
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39

‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Saúde, também abraça a causa e propõe diversas ações referentes ao tema que abrangem capacitações para profissionais da Rede Básica Assistencial e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações. O tema da campanha ‘Falar é a melhor solução’ tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio.
O mês de setembro é dedicado à prevenção de suicídio. Em Morrinhos, como parte da campanha Setembro Amarelo, os CAPS I e II e o Cras promovem a Semana de Prevenção ao Suicídio, com palestras, rodas de conversas e grupos de apoio. “Já trabalhamos durante todo o ano com grupo de apoio, mas intensificamos as ações no mês de setembro. Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que diálogo e a socialização são as melhores maneiras de combater esses impulsos. O CAPS está de portas abertas para receber pessoas que queiram conversar”, enfatiza a terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPS I Viva a Vida, Natasha Azeredo.
O prefeito Rogério Troncoso enfatizou o apoio que a administração municipal tem oferecido para que sensibilizações como estas aconteçam. “Temos nos empenhado em grande medida para que os trabalhos voltados para o atendimento à saúde mental dos morrinhenses aconteçam da forma mais atenciosa e cautelosa possível. Contudo, é imprescindível que toda a população também nos auxilie no diagnóstico e no tratamento daqueles que precisam. Nesse sentido, ações deste tipo, que esclarecem e falam sobre o assunto, são imprescindíveis”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos, o suicídio tem se manifestado como um problema de saúde pública. “É preciso desmistificar algumas situações, desfazer mitos e abrir canais de conversa sobre o assunto para que possamos identificar quem está em sofrimento e precisa de cuidado nesse sentido”, comentou reforçando que os Caps estão à disposição da comunidade para tratar desse tema.
Informações sobre a campanha Setembro Amarelo podem ser obtidas pelos telefones dos CAPS: (64) 3417.2061 e (64) 3417.2012.