02

03

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na noite desta quinta-feira, 25 de fevereiro, um encontro com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e apresentar o trabalho realizado pelo Pólo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na Vila Nova.

A população local compareceu para prestigiar o evento. Também estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso; primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral; Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- Pólo IV- da Vila Nova, Dalva Barbosa; Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Rosalice Corcelli; Coordenadora do SEMIRA, Cleonice Oliveira; Chefe de Gabinete, Joviano Barbosa; Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo; Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Paulo de Tárcio; Superintendente Municipal de Esportes, Antoninho de Freitas e outros.

A programação foi abrilhantada pela apresentação do grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila Nova, que interpretou a música “Aos Olhos do Pai”. Já o Grupo Musicras do CRAS encenou a música “Luar do Sertão” e “Família”.

A garota Isabella Borges, de 13 anos, que faz aulas de balé no núcleo da Vila Nova, conta que já está desenvolvendo o gosto pela dança e, quem sabe, pode tê-la como profissão futuramente. “Aqui a gente realiza diversas apresentações e aprende os passos da dança. Tenho até pensado em ser bailarina profissional”, compartilha.

Na oportunidade, a Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Rosalice Corcelli, salientou que a ideia de espalhar os serviços oferecidos pelo CRAS pelos bairros da cidade surgiu a partir do desenvolvimento do Projeto “Por Você”. Hoje, a prefeitura disponibiliza quatro núcleos de atendimento social: na Vila Mutirão, Vila Nova, Jardim Romano e Morro da Saudade.

Em seu discurso, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, destacou que esses polos de trabalho social têm como objetivo aproximar a população dos serviços oferecidos pela prefeitura. “Este é um espaço para as famílias receberem orientações e desenvolverem um trabalho, gerando emprego e renda. Além disso, os jovens e adolescentes podem se ocupar e aprender atividades como artesanato, dança, balé, capoeira, pintura, reciclagem e outros. Aproveitem esses serviços que estão na porta da casa de vocês”, salienta a primeira dama.

De acordo com Rosalice Corcelli, atualmente, a meta do CRAS é atender cerca de 3.500 famílias morrinhenses que necessitam de acompanhamento social, psicológico e familiar. Só na Vila Nova são atendidas 130 famílias por mês.

Na ocasião, a representante do Semira em Morrinhos, Cleonice Oliveira, destacou que a entidade é um “braço de apoio” para as mulheres que são vítimas da violência doméstica e da desigualdade social. “O Semira vem atender às mulheres vitimadas pela violência, afrodescendentes e da comunidade cigana. Para isso, oferecemos atendimento jurídico, psicológico e assistência social”, esclarece.

O Prefeito Rogério Troncoso lembrou que o trabalho desenvolvido pelos núcleos de assistência social é de suma importância, no sentido de aproximar os serviços oferecidos das famílias que mais precisam. “Este é um espaço para interação, amizade e troca de informações. Aos poucos, estamos atingindo os nossos objetivos e cumprindo nosso compromisso com a população morrinhense”, enfatiza.

Rogério ainda anunciou a construção de uma nova creche, no Jardim América, próximo à Vila Nova, para atender crianças de 0 a 6 anos, dentro do programa de Educação Infantil do município. A previsão é de que a nova unidade atenda cerca de 150 crianças. As obras devem ser iniciadas nos próximos três meses.

01

04