A Prefeitura de Morrinhos vai homenagear com nome de bairro o saudoso ex-vice-prefeito e prefeito interino, Luiz Falone. Através do Projeto de Lei nº 3.481 de 16 de outubro de 2019, o setor Barra do Cordeiro que fica localizado entre o Jardim América e Vila Nova, passa a denominar-se de setor Luiz Falone.

Familiares do homenageado estarão presentes na solenidade organizada pela Administração Municipal, nesta quarta-feira, 27 de novembro, no Centro Administrativo. Na oportunidade, os ex-gestores Luiz Falone e Joviano Fernandes terão seus nomes afixados nos corações da comunidade morrinhense e sempre serão lembrados pelo trabalho que fizeram em prol da Cidade dos Pomares.

 

Biografia

Luiz Falone nasceu na cidade de  Itumbiara no dia 04 de abril de 1923. Filho de Gaetano Carlos Biagio Falone e Nazária Medida Falone e irmãos de Maria Luiza; Joana; Nicola; Sebastião; Julieta; José Carlos e Benedito. Sua infância foi na zona rural onde trabalhava no campo com plantio.

Casou-se com Maria da Paixão Falone, onde tiveram quatro filhos que são eles: Mário; Salvador; Darcy e Marilda. Estudou até o 4° ano do primário, porém era uma pessoa autodidata, pois gostava bastante de ler obras literárias. Inclusive tinha uma biblioteca particular em sua casa.

Era uma pessoa de fé católica onde frequentava eventos da igreja. Seu time do coração era o Vasco da Gama. Gostava de ajudar as causas sociais e família necessitadas. Na Maçonaria ocupou o grau 33.

Trabalhou na Secretaria da Fazenda e na Telegoiás, onde se aposentou. Na carreira política exerceu cinco mandatos como vereador. Foi vice-prefeito de Joviano Antônio Fernandes na gestão de 1966 a 1970 e por um período de 6 meses, chegou a atuar como prefeito interino. Apaixonado por pelo país, estava presente na mudança da capital do Brasil.

Sua principal obra na atuação política trata-se da construção da Biblioteca Pública, além disso ficou mais conhecido ainda após a implantação do Trailer Odontológico que levava saúde bucal a vários grupos escolares na zona rural, dentre outras comunidades.

Ao lado do amigo e prefeito Joviano colaborou para a construção do Cristo Redentor; implantação do sistema de esgotamento sanitário (centro sentido Avenida Couto de Magalhães); construção do abatedouro municipal; conclusão do Mercado Municipal; término do Terminal Rodoviário de passageiros; construção da Praça da Fonte Luminosa; iluminação dos setores Morro da Saudade e São Francisco de Assis; construção e ampliação de 38 escolas e outros.

Luiz Falone veio a falecer em cinco de novembro de 1986 deixando saudades nos quatro filhos, dez netos, amigos e familiares.