dengue

Nem bem começaram as chuvas e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, informou na manhã desta terça-feira (3) que já foram registradas, nos últimos dias, 04 notificações de casos de dengue na cidade.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Josyane Cruvinel, os casos notificados ainda não foram confirmados. “As amostras de sangue das pessoas com os sintomas da doença estão em análise laboratorial e por enquanto são considerados apenas suspeitos”, explicou.

Josyane enfatiza a necessidade da população participar mais ativamente das ações de combate ao mosquito transmissor da doença que estão sendo colocadas em prática pela Prefeitura, através da campanha “Todos Contra a Dengue”, cujo objetivo é diminuir ao máximo a proliferação do Aedes agypti, responsável pela transmissão da Dengue e da Chikungunya.

“A população já sabe o que deve fazer para evitar a todo o custo a formação dos criadouros do mosquito da dengue. Agora, de nada adianta todo mundo conhecer as medidas para eliminar os focos se elas não forem colocadas em prática. É hora de todo mundo se engajar nas ações colocadas em prática pela Prefeitura de Morrinhos. Vamos todos contra a dengue, cada um fazendo a sua parte na eliminação dos focos que ficam dentro de casa e em nossos quintais, pois só a Prefeitura não dá conta”, conclama a coordenadora.

Josyane mais uma vez alerta para o fato de que o clima agora é altamente propício para a formação dos criadouros do Aedes aegypti, pois com as altas temperaturas e o período chuvoso a tendência é aumentar a reprodução do inseto.

“Todos já sabem que os focos de criação do mosquito estão 80% dentro de casa e, portanto, todo recipiente que possa acumular água deve ser localizado e eliminado. Só assim, vamos conseguir evitar a proliferação maciça desse mosquito que tem causado tantos transtornos para as autoridades e tanto sofrimento para as pessoas infectadas”, lamenta Josyane.

Mais uma vez, ela dá as dicas para evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue:

– Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

– Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

– As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Você sabia?

– 19 de novembro é o Dia Nacional de Combate à Dengue.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira