dengue 5

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela prevenção e controle de doenças no município, atualiza nesta terça-feira, 26 de janeiro, os números da dengue em Morrinhos. O relatório mostra que o número de notificações de casos continua pequeno e que faltando só 4 dias para o término do mês de janeiro foram registradas até agora apenas 24 notificações, sendo 7 confirmados, 7 descartados e 10 ainda continuam sendo analisados.

Para o secretário de Saúde, André Luiz Mattos, o número de casos da dengue em Morrinhos vem diminuindo significativamente graças às ações que a Prefeitura e a sociedade vêm desenvolvendo para detectar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegpity que, além da dengue, transmite também a Chikungunya e o zika vírus.

“A coletividade tem respondido positivamente ao apelo da Prefeitura para participar mais ativamente das atividades que visam o combate ao mosquito Aedes aegipty, pois só a atuação conjunta do governo e da população levará ao controle da doença em nosso município. E, felizmente, todos os segmentos da nossa sociedade vêm se empenhando cada vez mais para vencer essa difícil batalha contra a dengue. Os resultados são animadores e nos levam a crer que conseguiremos derrotar o Aedes”, diz animado André Luiz.

“Nunca é demais lembrar que o trabalho de prevenção dos focos do mosquito Aedes aegypti depende do envolvimento de todos. Os moradores devem realizar ações simples, como eliminar qualquer tipo de água parada, desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, que podem virar criadouros certos para a dengue”, reitera o secretário.

O mosquito Aedes aegypti tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, onde se formam 85% dos criadouros. A presença dos agentes de combate às endemias -popularmente conhecidos como agentes de combate à dengue – cumprem rotinas de visitas residenciais que são muito importantes para a eliminação dos focos de criação do mosquito da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Os agentes realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências. Aplicam larvicidas e inseticidas quando necessário e orientam a população a respeito da prevenção e controle de doenças, como dengue, chagas, leptospirose e raiva.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar