dengue

Depois de uma guerra acirrada, que envolveu a Prefeitura e toda a comunidade, o mosquito da dengue, em nossa cidade, deu uma trégua e poucos casos da doença foram notificados à Secretaria Municipal da Saúde nos últimos dias. Nem por isso, a população pode ficar desatenta e se descuidar, porque, com a chegada das chuvas e das altas temperaturas, o mosquito vai voltar com força total. É nesta época que o Aedes aegypti encontra condições altamente propícias para depositar seus ovos nos recipientes que acumulam água.

Diante da ameaça, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta, conclamando a população a redobrar os cuidados para ajudar no combate e não permitir que o mosquito da dengue retorne em forma epidêmica, quando poderá fazer um grande número de vítimas, como fez nos primeiros meses deste ano.

Embora Morrinhos tenha registrado poucos casos de dengue nos últimos meses, o mosquito transmissor da doença pode voltar com força total no período de chuvas que acaba de começar. O Aedes aegypti é uma ameaça constante, principalmente agora em época de muita chuva, quando os matagais crescem rapidamente e se tornam lugares propícios para acolherem os criadouros do temível inseto.

A Prefeitura quer afastar qualquer possibilidade de uma nova epidemia de dengue. Esta é a meta da Secretaria Municipal de Saúde. Mas, a falta de conscientização ainda é um problema.

Pratinhos de plantas, garrafas, copos e até tampinhas de garrafas com água acumulada são comuns nas residências.
É nesses recipientes que o mosquito gosta de colocar seus ovos.

Mantenha os quintais e lotes baldios livres de tudo que possa acumular água. Dê uma olhada também nos lotes vagos vizinhos a sua residência. Faça esse pequeno sacrifício em benefício da sua saúde e da sua família.

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção também para a caixa d’água destampada.

Os cuidados com a dengue, agora no tempo chuvoso, devem ser redobrados.

Por Jorivê Siqueira