Tereza Leite Souza, mais conhecida por irmã Terezinha, nasceu em 08 de outubro de 1933 em Morrinhos/Go. Filha de Maria Cassimira de Jesus e Francisco de Oliveira Leite e irmã de Levi, Valdeci, Jurandir, Laudilino, Eurípedes, Mário, Jair, Euripia, Luiz, Geraldo, Jurani e Lola. Desde criança era caridosa, amável e gostava de ajudar o próximo.

Casou-se com Valdivino Jerônimo de Souza, com quem teve quatro filhos: Paulo Leite de Souza; Rui Leite de Souza; José Leite de Souza (in memoriam) e Mário Vitor Leite de Souza. Trabalhou por muitos anos como servidora pública da Prefeitura, cedida para o Fórum, na área de manutenção e limpeza. Profissão que amava e que conheceu grandes amigos durante sua jornada.

Terezinha era grata a Deus por tudo que conquistou. Dedicava-se a Igreja Cristã Evangélica de Morrinhos e posteriormente foi designada para, juntamente com um grupo, fundar a Igreja Betuel. Por mais de 50 anos realizou grandioso trabalho no meio evangélico, sendo procurada por muitas pessoas para realização de oração, palavra amiga e testemunho de vida.

Ela tinha o dom da palavra e por onde passava deixava sua marca além de pregar o evangelho. Era uma obreira por excelência e dedicada às causas sociais. Gostava de canções gospel, em especial, do hino Divino Companheiro. Possuía pele morena, estatura média e sempre usava roupas discretas. Amava os filhos e seus dez netos com zelo e cuidado. Faleceu em abril de 2017 deixando um grande legado de superação, crença em Deus e obediência.

Para estar sempre viva nos corações dos morrinhenses, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador José Fala Grossa, nomeando o prédio público, da UBS do Centro de Morrinhos, com seu saudoso nome. Diante das atribuições legais, o prefeito Rogério Troncoso sancionou a Lei nº 3.312 de 05 de março de 2018 homenageando a querida e inesquecível irmã Terezinha Leite.

Tereza Leite deixou saudades nos seus amigos, irmãos de fé, pastores, vizinhos, filhos, noras, netos e bisnetos.