Prefeito vai empossar novos diretores e secretários de escolas municipais

OK DSC_0017

“A Rede Municipal de Ensino tem hoje 16 unidades escolares, mas apenas quatro delas terão diretores e secretários novos, nomeados pelo prefeito. As demais continuarão com seus quadros diretivos inalterados”, informa a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo.

Nesta quinta-feira, 16 de abril, em sessão solene, que terá lugar no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Morrinhos (ACIM), às 19 horas e 30 minutos, o prefeito Rogério Troncoso e a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, vão dar posse aos diretores e secretários de 16 escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino. Os novos diretores e secretários, que já vinham ocupando os cargos, foram nomeados pelo prefeito. Participarão do evento professores, autoridades e convidados.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, nas 16 unidades escolares não haverá troca de diretores, porque não houve eleição no ano passado. Apenas 4 escolas – Diogo Apolinário, Olga Hannun, José Cândido e Cleyton Peres – terão secretários novos. As demais continuarão com os diretores e secretários que já vinham exercendo os cargos, pois foram eleitos no final de 2012. “90% dos quadros diretivos não serão alterados, continuarão os mesmos. E isso é um fato muito positivo. Porque, se a escola aprovou, se o trabalho estava indo bem, se os pais aprovaram o trabalho realizado até aqui, por que o prefeito iria fazer alguma alteração? E, ademais, são diretores que tiveram a mais importante das aprovações, que é a aprovação da comunidade escolar”, observa Fabiana.

Segundo ela, como não houve tempo hábil para a realização de um novo curso preparatório para a realização da eleição, este ano, o prefeito Rogério Troncoso decidiu assinar um termo, nomeando os atuais diretores e secretários, ampliando o mandato de cada um. “Assim os que vão ser empossados amanhã, além de terem sidos eleitos pela comunidade escolar, já têm experiências nas áreas administrativa, pedagógica e financeira e receberam orientações sobre o funcionamento da Secretaria de Educação, seus departamentos, os convênios e parcerias, pois participaram do curso preparatório realizado em 2013. Eles já têm o apoio dos professores, servidores e pais e, o mais importante, têm o apoio do prefeito”, explica a secretária Fabiana.

O Processo Democrático de Escolha dos Diretores das escolas integrantes da Rede Municipal de Ensino faz parte do Estatuto do Magistério do Município, desde 2010 quando foi instituído. A exemplo do que já acontecia nas escolas do Estado de Goiás e em outros estados, como Minas Gerais e nas universidades federais, Morrinhos também adotou a novidade, mas com seus próprios critérios. “Hoje, o gestor público da unidade escolar precisa ter uma formação específica na área, ele precisa conhecer o mínimo de administração pública e, para poder passar pelo processo democrático de serem eleitos pela comunidade escolar, os candidatos têm que fazer, antes, um curso preparatório obrigatório, onde aprenderão noções de gestão administrativa, pedagógica e financeira. Os professores da Rede Municipal, interessados em concorrer aos cargos de diretor, precisam ser concursados e terem, no mínimo, o Curso Superior de Administração Pública”, acrescenta.

A nova lei torna as escolas municipais mais democráticas e participativas, além de introduzir também os novos princípios da gestão em relação à educação, como a equidade, democracia, trabalho coletivo, autonomia e interesse público. “A escola como instituição já mudou muito, mas tem muito mais para avançar e isso acontecerá com a participação efetiva de cada diretor e secretário na coordenação de suas equipes. É fundamental que a comunidade escolha os seus diretores, já que possui muito mais autenticidade para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade dentro das escolas”, ressalta Fabiana.

Sobre as perspectivas para o futuro, a Secretária Fabiana Toledo disse para os diretores e secretários que vão continuar no cargo que procurem dar o melhor de si como têm feito até aqui, mas no ano que vem o curso volta a ser oferecido, para que a eleição também aconteça normalmente, porque ela não desapareceu do Estatuto do Magistério de Morrinhos. “Não há razão para que os diretores e secretários continuem ocupando seus cargos para sempre. É preciso dar oportunidade também para outros. O profissional da educação precisa passar por todos os cargos pertinentes à área educacional porque o professor na sala tem uma visão, como coordenador da escola ele tem outra visão, se ele for secretário é diferente. Ele não pode ficar com uma visão limitada, de só enxergar a escola e a educação do ponto de vista de ser diretor, por exemplo”, explica.

Finalizando suas explanações sobre a posse dos novos diretores e secretários das escolas da Rede Municipal de Educação de Morrinhos, a secretária municipal, Fabiana Toledo, deixa uma mensagem para todos eles:

“Espero que os diretores e secretários de escolas municipais, nesta gestão, continuem ainda por um bom tempo e que possam enxergar a escola pública como um local de ensino e aprendizagem, mas principalmente como um grande fator de cidadania, capaz de mudar o destino e a vida de todos os alunos que frequentam as escolas da nossa rede”, finaliza.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)