O Prefeito Rogério Troncoso participa nesta quarta-feira (23) pela manhã com demais prefeitos e secretários de saúde de mais de 27 municípios em Goiânia, de reunião promovida pela Gerência das Regionais de Saúde e Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias, para discussão e implantação do Consórcio Público em Saúde no estado de Goiás.
Para o Secretário Leonardo Vilela, os consórcios públicos são o caminho para regionalizar a saúde pública e melhorar a qualidade de vida da população da região. “Temos que ser criativos em um período de escassez de recursos públicos”, diz o secretário.
Segundo ele, em alguns casos, a manutenção de um hospital pequeno para atender a população de uma cidade se torna inviável, oneroso. Com o consórcio, esta unidade de saúde poderá funcionar melhor, com a participação de todos os municípios no custeio e manutenção dos equipamentos, além do atendimento de pacientes das cidades vizinhas.
O projeto já é destaque em Estados como Minas Gerais e São Paulo. A intenção da Saúde de Goiás é fomentar a criação de consórcios públicos em cada uma das dezoito Regionais de Saúde do Estado.
Regionalização Segundo o prefeito Rogério Troncoso é o melhor caminho para aumentar e diversificar a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade no interior do Estado. É o instrumento que permitirá o acesso mais rápido do paciente ao atendimento de saúde na região em que ele mora, sem que o mesmo tenha que se deslocar para os grandes centros em busca de tratamento.
O prefeito ainda explica que, por se tratar de uma associação, cuja base é o corporativismo e o voluntariado, existe também a garantia da governança regional. Entre outros benefícios para os gestores estão a flexibilidade de compra e ampliação dos limites nos valores da licitação. Após a regulamentação do consórcio público, outros benefícios são ampliados como doações, recursos de prestação de serviços técnicos e receitas oriundas do contrato de rateio.
