Resumo semana 22 a 26/06/2015

Secretaria de Obras realiza diversos serviços nesta segunda-feira

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, dá continuidade à sua agenda de ações e serviços no município durante esta semana, atendendo vários bairros e regiões da zona rural. Como sempre, equipes de funcionários trabalharam ininterruptamente na execução de obras de limpeza pública, implantação de pavimentação asfáltica, manutenção de praças, parques e jardins, obras e serviços, manutenção da iluminação pública e recuperação de estradas vicinais.

Prefeitura continua recapeando e pavimentando ruas e avenidas

Aproveitando o período de estiagem, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, desenvolve extenso e abrangente cronograma de recapeamento e pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas dos setores central e periféricos da cidade. Várias equipes de homens e máquinas se deslocam incessantemente de uma região para outra, num esforço para cumprir as obras programadas para este ano, de acordo com o plano de governo elaborado minuciosamente pelo prefeito Rogério Troncoso e seus assessores, procurando atender plenamente as necessidades prioritárias no sistema viário da cidade. Até o final do ano, a meta do cronograma prevê a implantação de 95 mil metros quadrados de recapeamento e pavimentação asfáltica em Morrinhos.

Na semana passada, o recapeamento asfáltico foi feito na Avenida Senador Hermenegildo de Morais, no trecho entre as avenidas Couto de Magalhães e Coronel Pedro Nunes. Na manhã de hoje (22), a Secretaria de Obras iniciou e está em andamento a reforma da capa asfáltica da Rua Castro Alves, trecho entre a Rua Maestro Vicente José Vieira e Avenida Coronel Pedro Nunes. Além da recuperação do asfalto, algumas vias recebem também nova sinalização vertical e horizontal.

Entrega de escrituras no Morro da Saudade

Na primeira etapa do Programa de Regularização Fundiária do Município a Prefeitura entregou cerca de 200 escrituras para os moradores do Morro da Saudade II e do Sol Nascente. O programa teve continuidade na última quarta-feira, 24 de junho, na Antiga Igreja Plenitude, no Morro da Saudade, quando foram entregues mais 200 escrituras para os residentes destes dois setores. No total, cerca de 400 famílias destes dois setores serão beneficiadas.
Mais 300 moradores da Vila Mutirão, Vila Nossa Senhora do Carmo, parte do Setor Noroeste e Setor Aeroporto III fizeram seu cadastro junto à Secretaria Municipal de Habitação, neste mês de junho. Ao todo, cerca de 850 pessoas devem receber o valioso documento de escritura definitiva de seus imóveis ainda neste ano.
Falando aos presentes, no evento no Morro da Saudade, o prefeito Rogério Troncoso ressaltou a sua satisfação em entregar as escrituras e anunciou que até o final do seu mandato pretende entregar mais de 21 alqueires de terra em casas e lotes.

Cantor Cristiano Araújo recebe primeiros atendimentos no Hospital Municipal de Morrinhos, não resiste e morre a caminho de Goiânia

O cantor sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, sofreu um acidente de carro, na madrugada da última (24), no km 614 da BR-153, no trecho entre Morrinhos e o Trevo de Pontalina, em Goiás. O cantor não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho de Goiânia, na manhã daquele mesmo dia.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Morrinhos, o cantor voltava de um show em Itumbiara, no Sul do Estado, quando o veículo em que ele viajava, uma Range Rover, saiu da pista e capotou. A jovem Allana Moraes, namorada do cantor, que o acompanhava, morreu no local do acidente e Cristiano Araújo, que não resistiu aos ferimentos, morreu a caminho de Goiânia. O motorista Ronaldo Ribeiro e o empresário do cantor, Vítor Leonardo, sofreram ferimentos leves.
Cristiano Araújo recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Municipal de Morrinhos pela equipe médica composta pelos médicos Renato Bessa, João Paulo, Marco Aurélio e Rogério Cardoso Guimarães.

Começa reforma do Palácio dos Pomares

A Prefeitura iniciou a reforma geral das instalações físicas do Palácio dos Pomares. Vários órgãos estão sendo transferidos para o prédio onde funcionava a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na Avenida Coronel Pedro Nunes. A reforma deverá ser concluída dentro de 90 dias. Antes de ser sede da Prefeitura, o local abrigava o Ginásio Dona Maria Amabini de Morais.

SMT e Detran trabalham para educação do trânsito em Morrinhos

A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e em parceria com o Detran de Goiás, realizou em Morrinhos o Projeto DETRANZINHO, que ensina regras de trânsito a alunos de 4 a 6 anos. As atividades do programa tiveram início em abril último e foram encerradas na última quinta-feira (25). Objetivo do DETRANZINHO é transformar os pequenos alunos em motoristas adultos conscientes quanto às suas responsabilidades para um trânsito mais seguro, mais organizado e sem acidentes.

Prefeitura entregou uniformes e agasalhos

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na última quinta-feira (25), na Feira Coberta José Novato dos Santos, a entrega de uniformes para alunos das escolas municipais e de agasalhos às pessoas carentes cadastradas nos programas sociais mantidos pela municipalidade. A solenidade marcou o encerramento da Campanha do Agasalho 2015, iniciada em maio último.

Em seu discurso, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, disse que a campanha deste ano, como nos anos anteriores, foi muito bem-sucedida, pois contou com total apoio da comunidade e de empresários locais. “Nossos sinceros agradecimentos às voluntárias, parceiros, empresários, ao nosso prefeito Rogério Troncoso e, principalmente, à população que mais uma vez nos deu uma grande demonstração de solidariedade, contribuindo para que as pessoas carentes de nosso município tenham mais calor neste inverno que está começando”, destacou a primeira-dama.

Tratamento odontológico gratuito continua hoje no Trevo de Pontalina

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem dispensado atenção especial à saúde bucal no município. Um roteiro anual abrangente vem sendo cumprido sistematicamente pelo gabinete odontológico itinerante tanto na zona urbana quanto na zona rural, beneficiando centenas de pessoas carentes com o tratamento dentário básico gratuito. O gabinete odontológico móvel é equipado para atender aos diferentes tipos de demanda, como obturação, extração, fluoretação, escovação e profilaxia.

O gabinete odontológico atendeu em maio último os moradores das regiões do Barreiro e do Bom Jardim das Flores. No mês de junho, o atendimento foi levado à comunidade do Povoado do Trevo de Pontalina. Nos períodos de 29 de junho a 03 de julho e de 20 a 31 de julho, o atendimento será no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na saída para Caldas Novas.
Na zona urbana, o atendimento para tratamento dentário gratuito continua sendo feito todos os dias úteis nos gabinetes odontológicos que funcionam nos PSFs, espalhados por diversos bairros da cidade e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ao lado da Feira Coberta José Novato dos Santos.

Projeto Prefeitura em Ação é realizado na Vila Santos Dumont

O projeto Prefeitura em Ação mobiliza secretarias e órgãos municipais objetivando levar serviços básicos gratuitos até a população, como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento médico, gabinete do prefeito, além dos serviços de limpeza, coleta de entulhos, dentre outros. Criado pela atual administração municipal, a primeira edição do programa acontece nesta sexta-feira (26) e vai até sábado (27), na Escola de Educação Infantil Diogo Apolinário, na Vila Santos Dumont.
O Prefeitura em Ação oferece serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, 2ª via de certidão de nascimento, corte de cabelo, orientação jurídica, xerox de documentos, fotografias 3×4, cadastro nos programas Bolsa Família e Energia Solidária, aferição da pressão arterial, exame de glicemia, atendimento médico, casamento comunitário, gabinete do prefeito, dentre outros.

SMT já prepara Semana Nacional de Trânsito 2015

A Superintendência Municipal de Trânsito de Morrinhos (SMT) já está trabalhando nos preparativos alusivos à Semana Nacional do Trânsito 2015, que será realizada entre os dias 18 a 25 de setembro próximo. A campanha, que será realizada simultaneamente em todo o País, tem como tema “Seja Você a Mudança”. O evento deste ano terá como foco a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.

O titular da SMT, Antônio de Jesus Santana, considera que somente uma mudança radical de atitude por parte de condutores de veículos, ciclistas, pedestres e passageiros, poderá alterar o atual quadro caótico que vive o trânsito no País. “É preciso que esses personagens do trânsito entendam que eles é que são responsáveis pelas próprias ações, cujas consequências serão boas ou ruins dependendo de suas escolhas”, observa Santana.

Santana adiantou que a SMT já dispõe de todo o material de panfletagem suficiente para que a campanha deste ano alcance plenamente o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a importância de sua participação no esforço para a redução de acidentes.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em PrimeiroLugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira