Para ler as notícias completas, acesse: www.morrinhos.go.gov.br

Dengue: Número de casos é cada vez menor em Morrinhos

Até a semana passada apenas 3 notificações de casos de suspeita de dengue foram feitas.

A diminuição foi muito grande, mas população não deve se descuidar.

Segundo o último relatório do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, em maio foram 363 casos notificados, em junho 184 e, em julho, até este dia 10, apenas 3, de acordo com novo relatório da Secretaria Municipal de Saúde. No período de janeiro a junho de 2015, o total de casos notificados de dengue, em Morrinhos, foi de 1.416, sendo 1.005 confirmados, 316 descartados, 64 inconclusivos e 31 ignorados. Até o momento nenhum óbito foi registrado em Morrinhos, neste ano.

A significativa diminuição dos casos de dengue, não só em Morrinhos, mas em todo o País, foi causada pelas baixas temperaturas que estão ocorrendo neste início de inverno. É que o mosquito transmissor da doença detesta o frio. Nem por isso, as medidas preventivas podem ser esquecidas. A população deve estar sempre atenta no combate ao Aedes aegypti.

Prefeitura cumpre agenda diária de obras e serviços

Como faz todos os dias, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, mais uma vez cumpriu, na última sexta-feira (10) o seu calendário de obras e serviços nas zonas urbana e rural do município. Equipes de homens e máquinas realizaram diversas ações nas áreas de limpeza pública, pavimentação asfáltica, praças, parques e jardins, departamento de obras, iluminação pública e estradas vicinais, implantando melhorias e fazendo a manutenção dos bens públicos.

Na zona urbana, por exemplo, a Avenida Genoveva Rezende Carneiro recebeu mais uma camada de lama asfáltica e algumas ruas do Setor Aeroporto II foram preparadas para receberem a pavimentação. Na zona rural, foi feita a manutenção das estradas vicinais das regiões do Tijuqueiro, São Domingos e da Serra.

Projeto “Pai Presente” promove reconhecimento voluntário da paternidade

Ter o nome do pai na sua certidão de nascimento é um dos direitos básicos da criança, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que hoje (13) completa 25 anos de sua instituição.

Dados preliminares do Tribunal de Justiça de Goiás apontam que existem nas escolas locais cerca de 800 crianças com registro de nascimento sem o nome do pai. Em toda a cidade, seriam 1.200 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e até adultos.

Será realizada na semana de 03 a 07 de agosto próximo, no Fórum Dr. Guilherme Xavier de Almeida, a Semana Estadual de Reconhecimento Espontâneo da Paternidade. O evento faz parte do “Projeto Pai Presente”, coordenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Morrinhos. O objetivo é promover o vínculo afetivo entre pai e filho. Durante aquele período, serão realizados, gratuitamente, exames de DNA para reconhecimento da paternidade. Cálculos do Tribunal indicam que existem em Morrinhos cerca de 1.200 crianças, adolescentes e até adultos que não possuem o nome do pai em sua certidão de nascimento.

A Prefeitura de Morrinhos está participando ativamente do “Projeto Pai Presente”, disponibilizando servidores, espaços, locais e ampla divulgação nos meios de comunicação locais para que a campanha alcance seus objetivos.

Prefeitura trabalha ativamente para conservação de estradas rurais do município

A Prefeitura trabalha diariamente na recuperação e conservação da malha viária do município, procurando facilitar o trânsito de veículos, principalmente dos pesados que fazem o transporte da produção rural para a cidade e para outros centros consumidores.

Morrinhos tem cerca de 8 mil quilômetros de estradas municipais que são constantemente recuperadas pela Prefeitura Municipal de Morrinhos e o prefeito Rogério Troncoso, como faz em todas as áreas administrativas do município, preocupa-se em manter as estradas rurais em perfeitas condições de uso para facilitar o escoamento da produção agropecuária e o transporte de estudantes.

A Patrulha Rural da Prefeitura, composta de máquinas pesadas, cumpre agenda de importantes serviços nas propriedades dos agricultores familiares, contribuindo, significativamente, para o aumento da produção de alimentos e para a valorização da classe.

Primeira-dama em Goiânia pelo social

A incansável e aguerrida primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do Município, Terezinha Amaral, esteve em Goiânia na quarta-feira última (8). Entre os diversos compromissos agendados em prol da assistência social, em Morrinhos, Terezinha foi recebida na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para tratar de assuntos relativos à Campanha do Agasalho deste ano. A OVG é importante parceira da Prefeitura na promoção da campanha que visa angariar agasalhos para distribuição às pessoas carentes da nossa cidade, proporcionando-lhes calor humano nos dias frios do inverno.

Servidores municipais recebem uniformes

386 servidores municipais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços receberam seus uniformes na manhã da última quarta-feira (8), em cerimônia que aconteceu no pátio da Sinap, com a presença do Rogério Troncoso, da primeira-dama Terezinha Amaral e do secretário, Cleiton Cuei. Calças, camisetas, botinas e jalecos, adquiridos com recursos da própria municipalidade, foram entregues aos encarregados das áreas de parques e jardins, limpeza pública, transportes, oficina, pavimentação asfáltica, iluminação pública e de obras e engenharia.
Para o secretário Cleyton Martins de Souza, os uniformes vão facilitar a identificação funcional dos servidores e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes mais conforto e comodidade na execução de suas tarefas cotidianas.
O prefeito Rogério Troncoso destacou, na ocasião, que “com os uniformes estamos mais uma vez procurando valorizar nossos servidores, além de estarmos cumprindo a legislação trabalhista pertinente. Para que todos desempenhem suas funções satisfatoriamente é preciso proporcionar-lhe os meios necessários”.

Rogério participa da inauguração do Hugol, em Goiânia

Atendendo a convite do governador Marconi Perillo, o prefeito Rogério Troncoso participou na segunda-feira última (6), em Goiânia, da solenidade de inauguração do Hugol – mais novo hospital da rede estadual de saúde. A maior unidade hospitalar do Centro-Oeste, o Hugol recebeu o nome de Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira, em homenagem ao ex-governador goiano. O prefeito morrinhense disse que ficou maravilhado com as gigantescas instalações físicas e a estrutura administrativa do novo hospital.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove 3ª edição da colônia de férias

Cerca de 150 crianças dos programas sociais participam diariamente da 3ª edição da tradicional Colônia de Férias promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), que este ano leva o tema de “Ser Criança é Ser Feliz”.

As atividades do evento, que vai até o próximo dia 15, estão ocorrendo nas dependências do Peti, no Jardim Romano. Durante todo o dia são oferecidas às crianças dos programas sociais, mantidos pela Prefeitura, atividades lúdicas como passeios a locais aprazíveis – como o Parque Ecológico Jatobá Centenário e o Lago Municipal Recanto das Araras; gincanas, danças, natação, brincadeiras esportivas e jogos infantis. Uma visita ao Teatro Juquinha Diniz também está prevista. Todas as atividades são executadas por uma capacitada equipe de orientadores e facilitadores que fazem parte do projeto.

Por Jorivê Siqueira