O programa vai levar até as pessoas de vários bairros da cidade serviços básicos de diversas secretarias municipais além da emissão gratuita de documentos, orientação jurídica, casamento comunitário, dentre outros.

O projeto Prefeitura em Ação vai mobilizar as secretarias e órgãos municipais objetivando levar serviços básicos gratuitos até a população, como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento médico, gabinete do prefeito, além dos serviços de limpeza, coleta de entulhos, dentre outros. Criado pela atual administração municipal, a primeira edição do programa acontece nesta sexta-feira (26) e vai até sábado (27), na Escola de Educação Infantil Diogo Apolinário, na Vila Santos Dumont.

Durante cada edição do Prefeitura em Ação, o prefeito, secretários e superintendentes de órgãos municipais estarão à disposição da comunidade, anotando e procurando atender suas reivindicações sociais e outras demandas de cada bairro. O horário de atendimento ao público é o seguinte: sexta-feira, das 12 às 17 horas e, no sábado, das 8 às 12 horas. Apesar de ser na Vila Santos Dumont, pessoas de qualquer outro setor da cidade poderão ser atendidas nas diversas barracas que funcionarão no local.

Segundo o Coordenador do Prefeitura em Ação, Sabará Medeiros, o programa visa levar a estrutura administrativa municipal ao encontro do cidadão no bairro em que reside, evitando seu deslocamento até o Palácio dos Pomares. “Com mais esta iniciativa, buscamos uma interação mais direta com a nossa comunidade, levando até ela, de forma gratuita, todos os serviços disponibilizados pelo executivo e outros órgãos estaduais que também estarão junto conosco nesta ação. Isso significa mais cidadania para o povo de nossa cidade”, afirma Sabará.

O Prefeitura em Ação oferecerá os serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, 2ª via de certidão de nascimento, corte de cabelo, orientação jurídica, xerox de documentos, fotografias 3×4, cadastro nos programas Bolsa Família e Energia Solidária, aferição da pressão arterial, exame de glicemia, atendimento médico, casamento comunitário, gabinete do prefeito, dentre outros.

A abertura oficial do Programa será nesta sexta-feira (26) com várias apresentações culturais, quadrilha, apresentação da Banda Municipal, Turma do Sorriso, Orquestra de Violeiros e outras atrações.

Ouça na íntegra a entrevista que o Coordenador do Prefeitura em Ação, Sabará Medeiros,concedeu à nossa equipe de reportagem:

Por Jorivê Siqueira