castração de cães

A Prefeitura de Morrinhos, por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado, 12 de setembro, nas Escolas Municipais Dom Bosco, no Setor São Francisco de Assis, e Mariquita Costa, no Morro da Saudade, a primeira etapa do Projeto de Contracepção Cirúrgica Canina do município, em parceria com a Faculdade Anhanguera de Anápolis. Naquele dia, no horário das 9 às 16 horas, serão feitos o cadastramento e a coleta de sangue de animais para futura castração, em data ainda a ser marcada.

Segundo o secretário municipal de Saúde, André Luiz, o objetivo do projeto é a esterilização de cães, através de cirurgia, como método de controle populacional, diminuição de animais errantes e erradicação de doenças transmissíveis (zoonoses). “O projeto é direcionado aos animais cujos donos não tenham condições de arcar com tal procedimento, na rede particular”, explica o secretário.

O referido projeto, que já foi realizado em algumas cidades do Estado, com sucesso, leva o nome de “O Veterinário e Você” e é desenvolvido pelos alunos do Curso de Veterinária daquela instituição de ensino superior, que estarão auxiliando na sua implantação em Morrinhos.

Do cadastramento
Para ter o seu animal incluído no cadastramento para posterior castração, o proprietário deverá apresentar, quando for fazer a triagem, o comprovante de endereço e documentos pessoais (RG e CPF). Deve levar também o animal para que os médicos veterinários possam fazer a coleta de sangue para os exames pré-cirúrgicos.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar