OK DSC_0025
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou no último domingo, 17 de agosto, na Escola Municipal Celestino Filho, o Programa Cidadania e Justiça Social- Direito ao nome. Durante todo o dia foram atendidas cerca de 500 pessoas.

Conforme esclarece o Coordenador do projeto, Wilson Rosa, o programa realiza uma busca ativa das pessoas que não têm documentos e visa oferecer serviços gratuitos que possibilitem a identificação.

Segundo ele, já foram atendidos 64 municípios goianos e a expectativa é visitar mais 30 ainda este ano. Os serviços mais procurados durante o mutirão foram emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via de Registro Civil de Casamento e Certidão de Nascimento, Passaporte do Idoso (acima de 60 anos) e corte de cabelo.

Na ocasião, também foram oferecidos outros serviços como xérox, fotografia 3×4, Orientação Jurídica e Defensoria Pública, aferição de pressão arterial e exame de glicemia, além de orientações para beneficiários dos programas Bolsa Família e Renda Cidadã, através de palestras socioeducativas de conscientização quanto ao uso correto dos benefícios do Governo Federal.

“O poder público municipal está se empenhando para que a população de Morrinhos tenha acesso para fazer seus documentos, garantindo cidadania e justiça social a todos, independentemente de cor, raça ou classe social”, afirma o prefeito Rogério Troncoso.

“Sempre que chegamos aos municípios do interior goiano a procura por esses serviços é muito grande, pois os benefícios alcançam aqueles que mais precisam”, ressalta Wilson Rosa.

Mateus Alves da Silva tem 16 anos e compareceu para fazer a 1ª via de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Segundo ele, possuir a documentação é fundamental para conseguir o primeiro emprego. “Para a sociedade somos cidadãos a partir do momento que apresentamos os documentos”, observa.

OK DSC_0021

OK DSC_0060