OK 01

OK 02

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou 250 cartões do Programa Bolsa Transporte Universitário para alunos de Caldas, Goiatuba e do IFGoiano Campus Morrinhos, na manhã desta quarta-feira, 9 de março, no Teatro Juquinha Diniz.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, neste ano o programa vai beneficiar 150 alunos que estudam na Fafich, em Goiatuba, na Unicaldas e na UEG de Caldas Novas e mais 100 estudantes do IFGoiano Campus Morrinhos, totalizando 250 alunos contemplados, com investimentos de 26.800 reais de recursos próprios do município. Os alunos do IFGoiano Campus Morrinhos vão receber o valor de 80 reais mensais e os estudantes das outras instituições de ensino mencionadas serão contemplados com 140 reais mensais.

Dentre os objetivos do programa estão possibilitar aos estudantes de classes sociais menos favorecidas o acesso ao ensino superior e técnico profissionalizante, através da concessão de uma ajuda financeira, para o pagamento do transporte escolar dos alunos universitários de Morrinhos. Outra intenção da iniciativa é ampliar o número de profissionais residentes no município com formação universitária.

Conforme explica Fabiana, a seleção levou em conta critérios como estar regularmente matriculado em cursos de nível superior, não estar reprovado em nenhuma disciplina da faculdade e possuir renda familiar não superior a três salários mínimos.

Na oportunidade, ela explicou aos presentes que a conquista da formação profissional depende do esforço individual do aluno, sendo que o poder público municipal tem procurado contribuir de alguma forma. “Estamos procurando aumentar a cada ano o número de estudantes beneficiados, mas o município tem limites orçamentários, pois custeia o programa com recursos próprios. Temos procurado firmar parcerias para que os cidadãos morrinhenses tenham um nível de formação melhor e, consequentemente, famílias mais estruturadas. Uma cidade melhor depende de cada um de nós”, destacou.

Em seu discurso, o prefeito Rogério Troncoso enfatizou que o município tem apoiado diversos projetos de incentivo à formação profissional. “A Bolsa Transporte Universitário é uma ajuda de custo para fomentar a educação. Queremos lembrar a vocês que o pagamento será depositado na conta de vocês em dia. Não vamos atrasar e este é o nosso compromisso. A partir de hoje, o dinheiro do mês de março já está disponível”, afirmou o prefeito.

Rogério ainda salientou que a prefeitura não está medindo esforços para trazer outros cursos superiores para Morrinhos. Segundo ele, o processo para a vinda do curso de Direito para a Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Morrinhos está bem adiantado.

O Chefe do Executivo Municipal também ressaltou que atualmente o município tem investido muito na formação de jovens de 14 a 18 anos. Cerca de 200 alunos desta faixa etária trabalham em empresas sediadas no município, por meio do Programa Pró-Cidadão. Mais 30 jovens estão inseridos no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz. E ainda mais 90 alunos participam do Programa de Estágio da prefeitura, devidamente remunerados, em suas respectivas áreas de atuação.

Na ocasião, o Diretor do IFGoiano Campus Morrinhos, Gilberto Silvério, lembrou que a educação é o ponto central para alcançar a igualdade de gêneros no mundo. “Fico feliz pelo convite de estar aqui e comemorar o fato da nossa instituição de ensino ter sido beneficiada. A prefeitura está de parabéns pela criação do programa, que vai auxiliar os nossos jovens em sua formação universitária”, pondera.

Brenda Cristina Costa estuda Administração na UEG de Caldas Novas e foi beneficiada pelo programa. “Esse cartão vai me ajudar muito, pois quando a gente começa a fazer um curso superior surgem vários gastos e o transporte é o que mais pesa no orçamento mensal. Esse auxílio vai me possibilitar investir mais na minha formação profissional”, conclui a estudante.

OK 03

OK 04