OK DSC_0107

OK DSC_0049

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou uma reunião para assinatura do convênio que vai beneficiar 236 alunos através do Programa Bolsa Transporte Universitário, na tarde de quinta-feira, 23 de abril, na sede do Centro Administrativo da prefeitura (antigo fórum).

Na ocasião, os estudantes universitários de Caldas Novas, Goiatuba e do IFGoiano receberam as orientações do programa e também foi feita a assinatura do convênio pelo prefeito Rogério Troncoso e demais autoridades. O Programa Bolsa Transporte Universitário trata-se de um benefício mensal concedido pela prefeitura para ajudar a custear o transporte para a faculdade. Os alunos de Caldas Novas e Goiatuba vão receber 120 reais por mês e do IFGoiano 80 reais, num total de 20.480 reais de investimentos da prefeitura, com recursos próprios.

Durante a solenidade o prefeito Rogério Troncoso explicou que a ideia é aumentar o número de alunos beneficiados gradativamente. No ano passado, 150 alunos receberam o benefício, sendo que neste ano o número subiu para 236. “Nosso objetivo é atender aqueles que mais precisam. Não resta dúvida de que este programa é uma oportunidade para fomentar a educação e incentivar a formação superior. Sinto-me imensamente feliz por entregar esse cartão que vai ajudar nos estudos de vocês”, destacou o prefeito.

Segundo Daiane Monique Santos, que estuda Administração na UEG de Caldas Novas, esse benefício do Programa Bolsa Transporte Universitário vai ajudar muito. “Essa bolsa vai me auxiliar a concluir o meu curso, pois temos muitos gastos. Agradeço ao prefeito Rogério Troncoso, à prefeitura e toda sua equipe pelo incentivo”, compartilha a estudante.

A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, parabenizou a iniciativa do prefeito de criar um projeto de lei que beneficiasse a comunidade estudantil e lembrou que o programa é custeado com recursos próprios do município. Ela salientou que foi feita uma seleção acompanhada pelo Ministério Público (MP), com base em critérios como não ter dependências nas matérias da faculdade, renda familiar e outros.

“Esse auxílio é imprescindível para as famílias que lutam para custear as despesas com material didático, alimentação, mensalidades e transporte dos filhos universitários. Por isso, o benefício do programa busca incentivar um futuro melhor para os nossos jovens”, salienta.

O Gerente da Caixa Econômica Federal de Morrinhos, Tarcísio Alves, lembrou que a empresa bancária está facilitando o acesso ao benefício. “Os estudantes podem escolher se querem abrir uma conta corrente universitária ou somente uma conta para receber o benefício. Nosso intuito é facilitar para que esses jovens terminem o curso superior em busca de um futuro melhor”, ressalta.

Na ocasião, Rogério Troncoso mencionou outros programas do município de incentivo à educação e empregabilidade de jovens e adolescentes: o Pró-Cidadão que atende 190 menores de 18 anos, os programas de estágio da prefeitura que empregam cerca de 60 alunos, o Menor Aprendiz e outros. No total, cerca de 500 jovens e adolescentes de Morrinhos participam de programas educacionais e de inclusão no mercado de trabalho.

Confira entrevista do prefeito Rogério Troncoso sobre o assunto, concedida à repórter Ellen Ribeiro:

OK DSC_0101

OK DSC_0065