OK DSC_0016

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Bernardo do Campo, São Paulo, participaram de uma reunião no Gabinete do prefeito, no Palácio dos Pomares, na manhã desta segunda-feira, 8 de junho.

“A nossa gestão apoia de diversas formas a rede de saúde mental do município, inclusive incentivando os intercâmbios e as trocas de informações entre os profissionais. A integração entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Atenção Básica à Saúde (NABS), Postos de Saúde da Família (PSFs) e, futuramente também, o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos (CREDEQ) vai possibilitar atender cada vez mais pessoas com problemas mentais, marginalizados, moradores de rua, dependentes de drogas e outros”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

A reunião integra o projeto Oficina de Saúde Mental, que acontece nesta semana, de 8 a 12 de junho, em Morrinhos, e vai contar com a participação da Rede Preceptora de São Bernardo do Campo, São Paulo, e da Coordenação Técnica do Ministério da Saúde do Governo Federal.

O encontro teve como objetivo trocar informações sobre o intercâmbio que está sendo realizado entre os profissionais de saúde mental do CAPS de Morrinhos e aqueles que atuam em São Bernardo do Campo; informar sobre os percursos formativos e a contribuição do intercâmbio para as entidades de saúde mental do município. Na ocasião, também foram discutidas as dificuldades para tratar os pacientes com transtornos mentais e como solucioná-las.

“Apenas quatro cidades do estado de Goiás participam de intercâmbios interativos como este: Goiânia, Rio Verde, Bela Vista e Morrinhos. Aos poucos estamos estruturando a rede de saúde mental de Morrinhos, e temos tido uma resposta muito positiva por parte dos usuários. Estamos começando a fazer um trabalho que tem o total apoio do prefeito Rogério Troncoso e, com certeza, vai gerar frutos para o futuro”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Programação do evento
A programação da Oficina de Saúde Mental de Morrinhos cumprirá o seguinte cronograma:

Dia 08/06, segunda-feira, às 8 horas – Reunião com os gestores municipais, no Gabinete do Prefeito; das 13 às 17, Fórum Coletivo no CAPS;

Dia 09/06, terça-feira, às 8 horas e das 13 às 17 horas – Vivência no CAPS;

Dia 10/06, quarta-feira, das 8 às 12 horas – Vivência com a RAPS, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, e das 13 às 17 horas – Supervisão no CAPS;

Dia 11/06, quinta-feira, das 8 às 11 horas – Reunião intersetorial para a formação e planos de ação para acolhimento da crise, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, e das 13 às 17 horas, assembleia geral com familiares, usuários do CAPS e comunidade, ainda no plenário da Câmara Municipal;

Dia 12/06, sexta-feira, das 8 às 11 horas – Organização coletiva para a elaboração do relatório final, no CAPS, e das 13 às 17 horas, reunião com os gestores municipais, também na sede do CAPS.

OK DSC_0012

Por Ellen Ribeiro