OK dengue-2015

As primeiras chuvas registradas em Morrinhos trazem uma preocupação: o aumento dos casos de dengue. Na semana passada nenhum caso foi confirmado, mas, nesta semana, já foram quatro. A informação é do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, enfatizando, mais uma vez que, para evitar a proliferação do mosquito é preciso que a população fique alerta aos cuidados que começam dentro de casa.

Josyane Cruvinel, coordenadora do órgão, enfatiza a necessidade e a responsabilidade que a população tem em contribuir para que todos os possíveis focos de criação do mosquito transmissor da doença sejam totalmente eliminados agora, porque depois que as chuvas se intensificarem esse trabalho preventivo fica mais difícil. “A orientação é sempre a mesma: fazer uma varredura completa nos quintais, eliminar qualquer tipo de recipiente aberto que possa acumular água e denunciar sempre que observar algum lote ou residência fechada onde possam existir estes tipos de reservatórios”, salientou a coordenadora.

Josyane lembra que a população precisa fazer a sua parte e não deixar a responsabilidade de combater o mosquito só por conta das autoridades. “Todos precisam estar de olho, povo e governo. A população costuma culpar os órgãos de saúde públicos pela proliferação do mosquito, esquecendo que ela é que tem nas mãos as ferramentas necessárias para combater essa proliferação. Basta todos fazerem o trabalho preventivo para garantir que os casos de dengue não voltem a crescer na cidade, a exemplo do que aconteceu este ano”, observa.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira