Nestas próximas semanas do mês de março, o secretário de saúde de Morrinhos André Luiz Dias Matos, fará uma série de palestras nas escolas, clubes de serviços e nas Igrejas de Morrinhos.
A iniciativa é da própria Secretaria de Saúde para reforçar os trabalhos de prevenção que estão sendo feitos na cidade no combate à dengue, em especial na conscientização da população para o risco da doença, além de ampliar a divulgação dos meios para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Atendendo ao pedido do Prefeito Rogério Troncoso, uma união de todas as secretarias e departamentos da prefeitura, vão realizar mutirão nos bairros, gincana nas escolas, passeio ciclístico e peça teatral com a turma do Sorriso em parceria com a Superintendência de Cultura de Morrinhos, que já tem atividades marcadas já para este domingo a noite na praça da Estátua do Cristo Redentor.
Em Morrinhos, a Secretaria de Saúde está com um rígido controle da dengue para evitar que a doença se instale na cidade. Isso porque em outros municípios do Estado, como Goiânia, Goiatuba, por exemplo, centenas de casos da dengue foram confirmados. Por isso, os trabalhos de prevenção pela Secretaria de Saúde se concentram na visita aos Bairros, Borracharias, ferros-velhos e outros estabelecimentos com o objetivo de coibir a proliferação do mosquito.
O trabalho de controle da dengue em Morrinhos é feito de forma rápida, tanto na coleta do material quanto do controlo em loco nos locais estratégicos como no encaminhamento para análise no laboratório. “Todo o processo é feito no mesmo dia. Caso confirme o foco no local onde o material foi coletado, a equipe do controle da dengue tomará as devidas providências, como passar larvicida em um raio de 300 metros do local”, diz o Secretário de Saúde, André Luiz.