Durante visita à equipe da Vigilância Epidemiológica, o prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carreiro, demonstrou preocupação com o avanço dos casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) e com os baixos índices de vacinação contra a gripe no município. O alerta ocorre em meio à declaração de estado de emergência feita pelo Governo de Goiás, após o crescimento expressivo de internações em todo o estado.
Em vídeo gravado no local, o prefeito reforçou o apelo para que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e se vacine o quanto antes:
“A Prefeitura está fazendo a parte dela, com médicos de plantão, estrutura e atendimento. Mas sem vacina, o risco de sobrecarga nos hospitais é real. É hora de cada cidadão fazer a sua parte também: procure o posto e vacine-se!”, afirmou.
Mesmo com o reforço de quatro médicos plantonistas no Hospital Municipal, ampliação do horário de vacinação das 17h às 21h na Clínica da Mulher, o prefeito Maycllyn alerta que a baixa cobertura vacinal pode levar a um aumento significativo das internações, especialmente entre idosos, crianças e gestantes — os grupos que mais têm registrado casos graves.
Atualmente, Morrinhos registra 435 atendimentos por síndrome gripal e 20 casos de SRAG em 2025, com cobertura vacinal nos grupos prioritários ainda abaixo de 40%, enquanto a meta é de 90%.
A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, e segue disponível em todas as UBSs da cidade. A Prefeitura seguirá intensificando a campanha de conscientização e oferecendo estrutura para garantir atendimento — mas lembra que a prevenção ainda é o melhor caminho.