OK DSC_0049

A Prefeitura de Morrinhos vai inaugurar a revitalização da base comunitária da PM, na Praça do Mercado, e da instalação de um container de policiamento, no setor Vila Nova, nesta sexta-feira, 11 de setembro, a partir das 16 horas. O evento vai contar com a presença da Perita em Policiamento Comunitário, a senhora Hisani Ohashi, membra da Agência de Cooperação Internacional Japonesa; do prefeito Rogério Troncoso e outras autoridades, comunidade morrinhense, policiais militares e representantes de outras polícias.

“Essas ações da prefeitura visam oferecer mais segurança à população, possibilitando rondas sistemáticas, autuações e flagrantes em pontos estratégicos da cidade a fim de combater diretamente a criminalidade”, afirma o prefeito Rogério Troncoso.

Conforme explica o Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM) de Morrinhos, Major Francisco Leônidas, as novas bases comunitárias da PM vêm a atender um anseio da comunidade que é ter a Polícia Militar atuando nas proximidades. Segundo ele, no Centro Comercial Valterli José, por exemplo, existia uma demanda antiga de comerciantes que pediam mais policiamento na região. Por isso, o prefeito Rogério Troncoso, através da Secretaria Municipal de Obras, providenciou a revitalização do posto policial que já existia no local e, a partir da inauguração de hoje (11), o espaço será melhor utilizado, se tornando uma base comunitária fixa da polícia. Assim, durante todo o horário de expediente comercial, os policiais estarão ali à disposição para ouvir a comunidade e proporcionar mais segurança a todos, fazendo uma interação polícia-comunidade, dando a oportunidade para que a comunidade morrinhense ajude no combate à criminalidade.

O Major Leônidas ainda explica que a cidade de Morrinhos é dividida em quadrantes para facilitar o policiamento em todas as regiões. Um exemplo: cada quadrante conta com o atendimento a uma quantidade x de bairros, que depende de um quadrante y. Cada quadrante desse possui um comandante de policiamento urbano, sendo que na Praça do Mercado, essa atividade será liderada pelo Capitão Kelver. Serão feitas rondas regulares no comércio, na Praça Central e nas principais avenidas durante toda a semana.

“Para um crime acontecer é necessário um triângulo que envolve a vítima, o agressor e o ambiente. Uma vez não sendo proporcionado o ambiente, o crime não vai ocorrer, pois os possíveis autores não vão ter um ambiente propício para agir. E, uma vez que a polícia está presente em determinadas localidades, o serviço preventivo vai ser mais eficaz evitando roubos, assaltos e outros tipos de crimes”, alerta o Major.
Ele lembrou também que será instalada uma base comunitária móvel da PM, ao lado do Posto de Saúde da Família (PSF) da Vila Nova e Jardim América. Essa base será um ponto de apoio para os policiais militares, previstos em cartão-programa da instituição, para fazer abordagens, revistas, verificação, patrulhamento a pé no meio do setor, proporcionando aos moradores daquela região uma segurança mais adequada, além de evitar que haja o uso e venda de drogas no bairro. Essas iniciativas visam coibir atos ilegais e trazer mais tranquilidade e segurança para as pessoas de bem.

O Major Francisco Leônidas finaliza dizendo que “o grande desafio do Brasil hoje é a impunidade, pois o sujeito é conduzido à delegacia de polícia, é preso, mas a legislação determina que ele tem um tempo X para ser colocado em liberdade. Então, há casos aqui em Morrinhos especificamente, de numa mesma semana, a gente conduzir presa a mesma pessoa, três ou quatros vezes. Atualmente, o grande problema da Polícia Militar de forma geral se esbarra exatamente no fato de que a lei não ajuda a manter o meliante preso e isso dificulta o nosso trabalho”, esclarece.

Por Ellen Ribeiro