OK Energia Solidaria - Cartao -

O Prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso Chaves, anunciou na semana passada que a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), gestora do programa, vai aumentar o valor do Cartão de Energia Solidária, passando dos atuais 30 reais para 40 reais, um acréscimo de 10 reais, a partir do próximo ano. Atualmente, 400 pessoas estão cadastradas na primeira etapa do programa, número que deve subir para 700, com a entrega de mais 300 cartões do segundo lote, já no início de 2016.

“A definição da data de entrega desses 300 cartões está dependendo apenas da Caixa Econômica Federal, responsável pela sua confecção”, explicou Rogério acrescentando que o programa tem ajudado muito as pessoas beneficiárias num momento em que o custo da energia elétrica tem subido muito, pesando bastante no orçamento das pessoas. “Embora o valor do benefício de 30 reais possa parecer insignificante para quem tem altos ganhos mensais, para as famílias de baixa renda essa quantia significa uma expressiva economia em seu orçamento”, pondera o prefeito.

Os recursos para manutenção do programa são da própria prefeitura que passará a gastar 28 mil por mês a partir do início do próximo ano, com o aumento anunciado. Atualmente, os 400 cartões em vigência custam 12 mil reais ao erário.

Para ser beneficiária do Programa, a pessoa tem que comprovar renda de até 1.500 reais, ter conta de energia em seu nome, ter consumo de 150 kilowatts/hora, além de provar que reside no município por no mínimo 3 anos. É necessário também a pessoa estar inscrita no Cadastro Único de programas assistenciais mantidos pelo governo federal.

Por Jorivê Siqueira