Aconteceu na manhã de quarta-feira (23/12), nas dependências do gabinete do prefeito, a segunda reunião entre representantes de vários setores da Prefeitura, bombeiros e polícia militar, para a criação de um comitê que vai gerenciar todas as ações voltadas ao enfrentamento da dengue e outras situações de risco no município de Morrinhos. A proposta de criação do comitê é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Epidemiologia.
O Comitê vai funcionar como mais uma ferramenta para a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue e outras situações que envolvam risco para a população, além de buscar montar estratégias de mobilização da sociedade, como um todo, como forma efetiva de controle de possíveis epidemias da doença.
Num primeiro momento, os representantes da Secretaria de Saúde, posturas, SMT, Educação, Administração, Obras, comunicação, Industria e Comércio, meio ambiente, bombeiros e Polícia militar, apresentaram uma pauta para discussão e encaminhamentos para a primeira ação que acontecerá no próximo dia 6 de janeiro já nos setores Morro, Morro II e Sol Nascente, quando também se inicia a coleta programada de entulhos. Um Plano de Ação vai ser estruturado e pretende envolver toda a população em torno do tema.
De acordo com a Chefe do comitê, José Ricardo Mendonça, existe uma ameaça real de que a dengue, seja o vetor preponderante numa possível epidemia para o próximo ano, em Goiás.
Para a equipe de endemias, a população precisa entender e ser informada sobre o fato de que, as ações de combate à dengue, devem fazer parte do cotidiano das pessoas e não se resumir aos períodos de chuva.
Por isso o prefeito Rogério Troncoso, solicitou mais essa reunião, a segunda e nessa a criação do comitê e também o anuncio do prefeito em, decretar Emergência em Saúde Pública, em Morrinhos.
A decisão é motivada pelo risco de epidemia de dengue e febre amarela, e da ocorrência dos vírus zika e chikungunya no Estado, bem como pelas ocorrências de microcefalias no Brasil. O decreto vai seguir portaria do Ministério da Saúde, que declara Emergência de Importância Nacional e autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia. O documento leva em conta a proliferação de quatro tipos de dengue em diversos Estados brasileiros, além dos vírus zika e chikungunya, ambos transmitidos pelo mosquito “Aedes aegypti”, que apresenta altos índices de infestação no Estado.

Por: Jailson Silva
Foto: ilustrativa