OK DSC_0092

OK DSC_0100

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último domingo (5). Em comemoração a esta data e com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a importância de preservar os recursos naturais, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Mirim e o Corpo de Bombeiros, realizou uma programação especial nesta segunda-feira, 6 de junho, na Praça Monte Castelo (Praça do Mercado).

De acordo com a avaliação da Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Letícia Vieira do Carmo, as ações foram muito positivas e envolveram a participação de toda a comunidade e das pessoas que passavam pelo local.

“Todos nós dependemos dos recursos naturais para viver e as pessoas que passaram por aqui hoje perceberam que podem contribuir para a conservação do meio ambiente, seja através da não poluição do ar e dos rios, evitando as queimadas ou plantando mudas de árvores”, salienta a superintendente.

“Conseguimos chamar a atenção da comunidade para o tema e salientamos o trabalho de suma importância que a Superintendência do Meio Ambiente vem realizando no nosso município”, destacou o prefeito Rogério Troncoso.

Luzia Ferreira de Souza é moradora do Centro e amante da natureza. “Precisamos restaurar nossa flora e fauna para o nosso próprio bem e dos nossos familiares. Os recursos naturais do planeta estão acabando e depende de nós preservá-los para o futuro”, enfatiza.

Estiveram presentes durante a programação o prefeito Rogério Troncoso; vice-prefeito Tércio Menezes; Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Letícia Vieira do Carmo; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete; Gerente do Sebrae Morrinhos, Eduardo Frauzino; dentre outros.

Programação
Na Praça do Mercado foi montada uma tenda para a distribuição de mudas frutíferas, nativas do cerrado e ornamentais, além de sementes da Crotalária Juncea, que ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue. Várias pessoas compareceram e levaram para casa cerca de 100 mudas de abacate, amora, ipê branco, mangaba, cagaita, araçá, araticum do brejo, goiaba, ingá, mutamba e outras.

O Corpo de Bombeiros esteve presente para uma Simulação sobre o trabalho que eles realizam, com exposição dos materiais utilizados nas emergências, além da entrega de panfletos explicativos sobre os prejuízos das queimadas, incentivando a preservação do cerrado.

Na oportunidade, o IFGoiano Campus Morrinhos ministrou um mini curso sobre o cultivo de uma horta suspensa e também houve a troca de hortaliças por materiais recicláveis, em parceria com os alunos do IFGoiano.

Também foram entregues sacolinhas ecológicas para os motoristas, no sinaleiro da Praça do Mercado, com o objetivo de evitar a poluição do meio ambiente e que as pessoas joguem lixo nas ruas e rodovias.

Durante toda a próxima semana será feita uma campanha de educação ambiental com os alunos das escolas municipais, através de palestras e gincanas, no Parque Ecológico Jatobá Centenário. Também serão plantadas árvores frutíferas no local.

Na quinta-feira, dia 09 de junho, a equipe da Superintendência do Meio Ambiente vai participar da comemoração dos 80 anos do Ginásio Senador Hermenegildo de Morais, com o plantio de 10 mudas frutíferas no Lago Municipal Recanto das Araras.

OK DSC_0045

OK DSC_0030