Secretaria da Saúde e demais órgãos estarão envolvidos nas ações e medidas.
Prefeito pede a mobilização da população para ajudar na eliminação de focos do mosquito

dengue

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança, no início da tarde desta terça-feira (13), no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim, a Campanha de Combate à Dengue 2015-2016, apresentando as novas ações e a intensificação de outras para o enfrentamento da doença. As primeiras medidas, para evitar a proliferação do mosquito, serão colocadas em prática a partir deste mês de outubro. Neste momento serão priorizadas as medidas educativas e de prevenção. A cerimônia, marcada para as 13 horas, contará com a presença do prefeito Rogério Troncoso, secretários municipais, agentes de saúde do município, alunos, diretores e coordenadores de escolas municipais.

Em Morrinhos, a Campanha de Combate à Dengue deste ano traz uma novidade: um álbum de figurinhas contendo imagens dos costumeiros criadouros do mosquito com orientações indispensáveis para evitar a sua formação. “A finalidade do álbum é estimular as crianças a se engajarem ainda mais na campanha, através do troca-troca de figurinhas, prática que as crianças adoram fazer. É uma maneira fácil e prática delas aprenderem, brincando e com rapidez, como evitar a formação dos focos de criação do mosquito e assim diminuir a sua proliferação. Acreditamos que essa ideia inovadora trará realmente resultados bastante positivos no combate ao inseto”, explica o prefeito Rogério Troncoso.

“O álbum foi muito bem elaborado e com certeza vai ajudar muito no combate ao mosquito que transmite à dengue e também a chikungynya. Ele vai despertar o maior interesse das crianças pela sua participação nas medidas de prevenção que precisam ser adotadas por toda a comunidade. Só com a ajuda de todos é que vamos conseguir diminuir o número de casos já registrados em nossa cidade. O combate ao mosquito começa em casa e o povo já sabe disso e precisa colaborar eliminando os criadouros. Sem a ajuda da comunidade, o mosquito vai continuar fazendo suas vítimas.Queremos aqui enfatizar, mais uma vez, a importância de a população manter os hábitos preventivos, vistoriando sua casa e local de trabalho pelo menos uma vez por semana, eliminando todo e qualquer material que acumule água da chuva e se tornem possíveis criadouros do mosquito”, assinalou o Secretário da Saúde, André Luiz.

O álbum de figurinhas da Campanha de Combate à Dengue vai distribuir 250 prêmios, entre bicicletas, bolas, skates e outros e, para concorrer, a criança deverá levar três garrafas peti para trocá-las pelo saquinho contendo as figurinhas que poderão estar carimbadas com a imagem dos brindes.

A Campanha de Combate à Dengue e à Chikungunya em Morrinhos continuará no próximo dia 21 (quarta-feira), com uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade e no dia 23 (sexta-feira), pela manhã, acontecerá um mutirão de limpeza de lotes baldios existentes em diversos bairros da cidade, objetivando à remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti

“São estas as primeiras medidas que a Prefeitura está adotando para frear a proliferação do mosquito transmissor da dengue em 2016, em Morrinhos. Todos juntos, povo e governo, tentar diminuir, ao máximo, o número de casos da doença em nosso município já no próximo Verão e em 2016, e também para não vivermos as mesmas angústias deste ano” comentou o prefeito Rogério Troncoso.

Album_de_Figurinhas_Capa

Governo da Cidade de Morrinhos