PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39

Hoje (10) abril, se reuniu mais de trinta pessoas ligadas a área de segurança pública, educação, clubes de serviços, religiosos, esporte e lazer, ministério público, judiciário e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, e servidores do CREAS, que estiveram anunciando a extensa programação da prefeitura de Morrinhos em relação a Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município.
“É preciso formar uma consciência nacional para romper esse ciclo da violência e proteger meninos e meninas. Senhores, precisamos quebrar o silêncio! ”, exclamou a primeira dama Terezinha Amaral, durante seu pronunciamento.
Cecília coordenadora do Creas destacou ainda a importância dos profissionais do serviço social como linha de frente pela garantia dos direitos.
A apresentação foi seguida por comentários dos presentes relacionados à política de Assistência Social em Morrinhos.
SEMINÁRIO – A programação da campanha terá seu ponto alto, no próximod dia 15 de maio, com o Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, de 14h às 16h, no Teatro Juquinha Diniz. “Essa atividade demonstra o compromisso que temos em corresponder as necessidades da Rede de Proteção, com planejamento e execução do nosso plano municipal”, comentou a Coordenadora do CREAS.
A programação deste ano contém palestras nas escolas de 02 a 14 de maio, panfletagem e divulgação no semáforo da avenida senador Hermenegildo, dia 14 de maio, Fórum no dia 15 e caminhada de Mobilização no dia 17 de maio.
O dia 18 de maio faz referência ao crime ocorrido no ano de 1973, quando uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.