OK DSC_0163

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a reforma e ampliação da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Morrinhos, nesta quarta-feira, 11 de junho. A solenidade aconteceu na sede da instituição, localizada ao lado do Ginásio Nego Romano, no Setor Aeroporto.

O evento reuniu autoridades, servidores e agentes de saúde. Estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso, vice-prefeito Tércio Menezes, Primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, vereadores, Coordenadores dos Postos de Saúde da Família (PSFs), José Ricardo Mendonça e Pedro da Lara e Coordenadores do Samu em Morrinhos, Ludimila Fernandes e Ocivaldo Oliveira, dentre outros.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, as melhorias no Samu vêm a somar com os investimentos feitos na saúde do município. “Parabenizo aos salva vidas do Samu pela atuação eficaz nas emergências e, também, aos agentes e servidores da saúde pelos relevantes serviços prestados à comunidade”, destaca.

Segundo a Coordenadora da instituição em Morrinhos, Ludimila Fernandes, a unidade do Samu no município já completou quatro anos de atividades. A equipe é composta por 11 colaboradores entre socorristas, técnicos de enfermagem e instrutores operacionais.

Conforme explica Ludimila, a reforma e ampliação do local vai possibilitar melhor acomodação das equipes, ampliando o atendimento à população e cumprindo uma exigência do Ministério da Saúde (MS). “A reforma favoreceu nosso trabalho. Hoje temos um escritório, um local para guardar materiais de uso e medicamentos, uma sala de atendimento para receber as pessoas e uma área externa para lavanderia. A viatura também foi reformada e melhor equipada”, salienta.

“O importante trabalho realizado pelo Samu diminui o risco de vida nos acidentes e agiliza o atendimento à vítima. Por isso, a entidade tem credibilidade junto à população. Muito obrigado ao prefeito por apoiar e acreditar no nosso trabalho”, enfatiza o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Investimentos na saúde

Na ocasião, o secretário destacou que a prefeitura tem investido nos serviços de saúde. Segundo ele, a Constituição determina que os municípios invistam 15% do orçamento. No entanto, em Morrinhos já foram investidos cerca de 2 bilhões de reais além da determinação constitucional, o que corresponde a 21%.

Durante a solenidade foram entregues uniformes (coletes e camisetas) para os agentes de saúde do município, além de botas e cobertores para os funcionários do Samu.

“Queremos melhorar não só o atendimento, mas também investir nas condições de trabalho dos servidores e agentes de saúde”, conclui o prefeito Rogério Troncoso.

Confira entrevista que o prefeito concedeu à reportagem:

OK DSC_0149

certo