OK DSC_0051

OK DSC_0059

OK DSC_0054

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, entregou kits de uniformes para os catadores de materiais recicláveis que vão participar do Programa de Coleta Seletiva de Lixo do município, na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro, no Gabinete do Prefeito, no Palácio dos Pomares.

Na ocasião, os catadores receberam kits contendo avental, luvas, máscara, boné, botas (coturno), duas calças, duas camisas, óculos, protetor auricular, medicação de emergência e outros.

Conforme explica o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, a ação integra o Programa de Coleta Seletiva de Lixo que pretende desafogar o aterro sanitário do município e gerar renda para os 14 catadores de lixo. Segundo ele, o prefeito está incentivando o trabalho dos catadores, através da organização de uma cooperativa, a Cooper Morrinhos.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, inicialmente a prefeitura vai dar um subsídio de 350 reais mensais para ajudar na renda familiar de cada catador, até que a renda da própria cooperativa gere mais lucros. “No começo, o grupo vai trabalhar no Galpão do CIMOS, onde foram construídos banheiros provisórios e instaladas tendas e cadeiras. Mas também vamos dar início às obras da sede própria da cooperativa. É um trabalho que tem tudo para crescer e gerar resultados, incentivando a geração de renda para essas famílias e desafogando o aterro sanitário municipal”, salienta.

Joana D´arc Silva Santos trabalha no aterro há cerca de dois anos e enfatiza que o apoio da prefeitura será de suma importância. “Agora vamos trabalhar num local mais amplo e seguro e com mais união entre o grupo. Vamos trabalhar unidos em prol de uma renda melhor no final do mês. Muito obrigada à prefeitura pelo incentivo!”, agradece.

“Agradecemos o prefeito pelos uniformes e pelo incentivo ao nosso trabalho. Queremos fazer a nossa parte que é ajudar a manter a cidade limpa, em parceria com a Superintendência Municipal de Meio Ambiente, através da Coleta Seletiva de Lixo”, finaliza o Presidente da Cooper Morrinhos, Fabison Barbosa.

Sobre a Cooper Morrinhos
A Cooper Morrinhos, uma cooperativa de 14 catadores de lixo, foi organizada com o objetivo de gerar renda para as famílias e estimular o desenvolvimento sustentável do município. “Em Morrinhos não vai mais existir catadores e sim cooperados, atendendo à lei que estabelece que em toda cidade deve ter aterro sanitário, com a finalidade de acabar com os males causados pelos lixões a céu aberto”, conclui o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva.

Confira entrevista que o prefeito concedeu à repórter Ellen Ribeiro sobre o assunto:

OK DSC_0025

OK DSC_0018