OK IMG_1756

OK IMG_1538

O prefeito Rogério Troncoso, juntamente com a direção do Hospital Municipal de Morrinhos, realizaram uma cerimônia para entrega da primeira etapa da reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Philemon Xavier de Oliveira, nesta quarta-feira, 18 de maio, nas dependências do laboratório do hospital. No total foram investidos mais de 900 mil reais de recursos próprios do município na obra, sendo que a unidade hospitalar local atende em média 300 pessoas diariamente.

Na oportunidade, o prefeito homenageou médicos, enfermeiros, servidores e funcionários do hospital, além de uma homenagem especial feita ao Dr. Philemon Xavier de Oliveira, médico aposentado, que dá nome ao Hospital Municipal de Morrinhos.

Para o prefeito Rogério Troncoso, a entrega dessa reforma e ampliação caracteriza mais uma conquista da comunidade morrinhense. “Queremos agradecer a todos os médicos, servidores e funcionários do Hospital Municipal pela paciência em atender às pessoas durante o período em que a unidade passou por reformas. Esta é uma obra de grande relevância para a comunidade morrinhense, que demandou recursos, tempo e dedicação de muitas pessoas. Foi um trabalho conjunto que possibilitou a conclusão da obra com sucesso”, salientou o prefeito.

O doutor Philemon Xavier de Oliveira, homenageado da noite, recebeu das mãos do prefeito Rogério Troncoso uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Morrinhos na área médica, especialmente por ter cedido seu nome para a unidade, que recebe diversos tipos de pessoas para tratamentos de saúde diariamente.

“Sinto-me lisonjeado por receber esta homenagem, apesar de considerá-la imerecida. Fiz da medicina a minha vida, pois sempre foi tudo que mais gostei de fazer: salvar vidas. Sou natural de Aracaju, mas morrinhense de coração. Aqui vivi a maior parte da vida, juntamente com a minha família. Hoje é um dia muito feliz, pois o nosso hospital está lindo e totalmente preparado para receber aqueles que necessitam de atendimento médico gratuito”, enfatizou o médico homenageado Philemon Xavier de Oliveira, de 89 anos de idade.

O médico Renato Bessa também foi homenageado. “Recebo esta homenagem em nome de todos os funcionários do hospital, que têm trabalhado em prol da sociedade morrinhense, com amor e dedicação. Sinto-me muito honrado em representá-los e agradeço pelo carinho”, disse emocionado.

“Agora o nosso hospital está de cara nova, mais moderno e preparado para atender às pessoas, em casos de urgência e emergência. Atendemos não só Morrinhos, mas as cidades vizinhas também. Pelo fato da cidade estar estrategicamente localizada próxima à BR 153, muitos acidentados são trazidos para esta unidade e atendidos pela equipe médica do nosso hospital. Com essa reforma e ampliação estamos mais equipados e prontos para atender casos simples e também de maior complexidade. As pessoas não somente serão atendidas pelo SUS, mas por um hospital público de alto padrão”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Melhorias no Hospital Municipal
Conforme explica o Diretor do Hospital Municipal, José Roberto Reis, nesta primeira etapa foram ampliadas três recepções, construídos novos sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, sala de emergência e Semi UTI, além da reforma geral dos blocos 1 e 2 das enfermarias, urbanização externa, aquisição de novos equipamentos, UTI Móvel e outras benfeitorias. Também foi ampliada a equipe médica, com a contratação de mais três médicos para atender as emergências 24 horas por dia.

A enfermaria, que foi totalmente reformada, conta agora com oito quartos, uma sala de isolamento para pacientes com doenças contagiosas, além de banheiros e canalização de gás oxigênio em todos os quartos. Também foram construídas uma brinquedoteca para as crianças, uma sala de triagem e uma sala de reanimação para os casos de urgência e emergência. A sala de semi UTI foi totalmente reformada e modernizada, com a construção de banheiros, espurgo, balcão de preparação, revestimento cerâmico nas paredes e troca do forro.

Também foram reformadas e feita a ampliação de todas as recepções, atendimento, laboratório e emergência, tornando assim os espaços mais funcionáveis e de maior comodidade para os pacientes e usuários do hospital. O local agora possui novos assentos, salas climatizadas, rampas de acesso e corrimão em todas as escadas.

Todas as portas e janelas foram trocadas por blindex, tornando as salas mais claras e arejadas. Ainda foram implantados exaustores, válvula hidra e cerâmica anti-derrapante em todos os banheiros.

Toda a parte elétrica, hidrosanitária e de esgoto foram trocadas. Todos os consultórios médicos e enfermarias receberam revestimento nas paredes, além de ar condicionado. Além disso, foi feita a reforma e ampliação do Laboratório, com a construção da sala de coleta, agilizando os atendimentos de exames.

No projeto da segunda etapa, que está em fase de elaboração, deverá ser construída outra recepção e a outra parte da enfermaria, além de ser feita a reforma e ampliação da parte interna da emergência, da segunda parte do laboratório e do Centro de Especialidades Médicas. Também será construído no local, em parceria com o Estado, o Centro de Referência em Traumatologia.

OKIMG_1731

OK IMG_1500