OK 03

OK 04

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou mais cartões do Programa Bolsa Transporte Universitário, segunda etapa, para os alunos de Caldas Novas, Goiatuba e do IFGoiano Campus Morrinhos, na tarde desta terça-feira, 15 de março, no Auditório do Centro Administrativo Municipal.

Conforme explica a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, neste ano o programa vai beneficiar 150 alunos que estudam na Fafich, em Goiatuba, na Unicaldas e também na UEG de Caldas Novas e mais 100 estudantes do IFGoiano Campus Morrinhos, totalizando 250 alunos contemplados, com investimentos de 26.800 reais de recursos próprios do município. Os alunos do IFGoiano Campus Morrinhos vão receber o valor de 80 reais mensais e os estudantes das outras instituições de ensino mencionadas serão contemplados com 140 reais mensais.

Dentre os objetivos do programa estão possibilitar aos estudantes de classes sociais menos favorecidas o acesso ao ensino superior e técnico profissionalizante, através da concessão de uma ajuda financeira, para o pagamento do transporte escolar dos alunos universitários de Morrinhos. Outra intenção da iniciativa é ampliar o número de profissionais residentes no município com formação universitária.

Conforme explica Fabiana, a seleção levou em conta critérios como estar regularmente matriculado em cursos de nível superior, não estar reprovado em nenhuma disciplina da faculdade e possuir renda familiar não superior a três salários mínimos.

Na oportunidade, ela salientou que um dos objetivos da educação é incentivar a diversificação dos cursos universitários no município. “Precisamos abrir mais vagas nas universidades públicas e particulares de Morrinhos, além de trabalhar para a vinda de novos cursos. Esta reunião de hoje é uma prestação de contas para os alunos e suas famílias aqui presentes, pois este programa auxilia muito para o estudante terminar a faculdade”, destaca.

Em seu discurso, o prefeito Rogério Troncoso enfatizou que as parcerias com as universidades da região têm possibilitado oferecer serviços de boa qualidade para os alunos, incentivando a formação profissional. “A prefeitura não mede esforços para dar condições aos estudantes de concluir o curso superior, pois a maioria dos pais tem dificuldades para manter os filhos na faculdade. Lembrando que estamos abertos para receber polos de outras universidades na nossa cidade, numa parceria entre o poder público e as instituições de ensino”, salienta.

Rogério ainda ressaltou que a prefeitura não está medindo esforços para trazer outros cursos superiores para Morrinhos. Segundo ele, o processo para a vinda do curso de Direito para a Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Morrinhos está bem adiantado.

O Chefe do Executivo Municipal também ressaltou que atualmente o município tem investido muito na formação de jovens de 14 a 18 anos. Cerca de 200 alunos desta faixa etária trabalham em empresas sediadas no município, por meio do Programa Pró-Cidadão. Mais 30 jovens estão inseridos no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz. E ainda mais 90 alunos participam do Programa de Estágio da prefeitura, devidamente remunerados, em suas respectivas áreas de atuação.

Além do prefeito Rogério Troncoso, vice-prefeito Tércio Menezes, Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete, Superintendente Municipal de Cultura, Davi Rodrigues, Assessor Estratégico do prefeito, Sabará Medeiros, também estiveram presentes a Diretora de Extensão do IFGoiano Campus Morrinhos, Márcia Guimarães, e o representante da Fafich de Goiatuba, Rogério Ohira.

“O apoio da prefeitura à educação superior é fundamental, pois se não fosse a ajuda do Executivo não seria possível para o IFGoiano transportar todos os seus alunos diariamente”, esclarece a Diretora de Extensão do IFGoiano Campus Morrinhos, Márcia Guimarães.

Para o aluno Caio Marques Cardoso que estuda Direito na Fafich de Goiatuba, o auxílio do cartão universitário é muito bem vindo. “Venho de uma família humilde e o benefício do Programa Bolsa Transporte Universitário vai me ajudar a continuar os meus estudos, uma vez que são muitos gastos e o orçamento mensal fica apertado. Agradeço o prefeito Rogério Troncoso por acreditar e investir na educação de Morrinhos”, conclui.

OK 01

OK 08