A Prefeitura de de Morrinhos e a 10ª Companhia Militar do Município realizaram nesta quarta-feira dia 14 às 14h no Ginásio de Centro de Eventos a entrega do Diploma do PROERD 2016 para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais, incluindo os colégios e escolas particulares. Com o centro todo lotado, familiares, professores, diretoras e autoridades acompanharam de perto esse momento importante na vida desses alunos. Presentes estavam o Prefeito Municipal Rogério Troncoso, Major Francisco Leônidas, Núbia Ferreira vereadora, Capitão da PM Wesley e o Cabo Acácio – instrutor do Proerd. Os organizadores entregaram certificados e premiação para as melhores redações.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis. O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education).

Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. – International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em Goiás e vários outros Estados brasileiros.

Fonte: Assecom

20161214_145107

20161214_145048

20161214_145042

20161214_144937