Prefeitura de Morrinhos promove o 1º Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Com o tema “Proteja seu Futuro”, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Creas, promoveu nesta terça-feira, 27 de junho, o Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Teatro Juquinha Diniz e conseguiu reunir 400 pessoas.

A abertura foi realizada com entrada das Bandeiras conduzidas pelas senhoras inseridas nos programas sociais: Ana Cândida de Oliveira, Aparecida Fátima do Carmo e Marina Terezinha da Silva. Em seguida houve a execução do Hino Nacional.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, o evento tem como objetivo sensibilizar quanto ao tema, no qual a Secretaria vem desenvolvendo de forma continuada, diversas atividades que visam à efetivação de ações relacionadas para garantia e defesa dos direitos dos idosos, bem como ações lúdicas e culturais no intuito de valorização dos mesmos. “Os deveres de cuidado das pessoas idosas é uma responsabilidade compartilhada entre familiares, sociedade e poder público”, declarou.

Representantes da Câmara de Vereadores; Polícia Civil, Militar e Técnica Científica; Secretarias de Saúde e Educação; Conselho Municipal do Idoso; Creas de Morrinhos e Goiatuba; Promotoria Pública; Tribunal de Justiça; comunidade e idosos, também abraçaram a causa e participaram da solenidade.

Para dar continuidade na programação, o coral da Idade Feliz apresentou o Hino da Terceira Idade. Além disso, um grupo de mulheres encenou a peça teatral “Tome Atitude” e a turma do Cras encantou a todos com a música Tico Tico. Todo o cronograma contou com a colaboração da coordenadora do Creas, Cicília Rosa.

O vice-prefeito, Dr. Tércio Menezes, parabenizou a mobilização dos órgãos envolvidos na assistência à pessoa idosa e comentou sobre o esforço de todos para melhor atender as pessoas idosas e seus direitos. “Temos obrigação e responsabilidade de cuidar dessas pessoas que hoje mais precisam, depois de tanto terem produzido na vida. A ajuda, o apoio e respeito para com eles devem ser cumpridos por todos!”, finalizou o médico, com a seguinte mensagem: “Nós precisamos de vocês”.

Na ocasião foram promovidas duas palestras. Uma ministrada pela juíza de Direito, Patrícia Carrijo, acerca da Legislação que assegura o direito do idoso, e a outra pela professora, Carmencita Márcia Balestra, bastante ampla sobre o processo de envelhecimento.

Carmencita reforçou a importância da participação do idoso na busca por seus direitos. Ela tem 63 anos e 35 deles foram empenhados a assuntos voltados à população idosa. “Tudo que o idoso tem, houve bastante participação dele. Posso falar que é conquista do próprio idoso, inclusive, o estatuto que foi feito por idoso. Ainda temos muita coisa pra avançar e isso só depende da participação”, destacou agradecendo a participação da comunidade morrinhense.

 

15 de junho

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.