OK morrinhos
A Prefeitura de Morrinhos inicia, em agosto, o recadastramento imobiliário na cidade. Cerca de vinte recadastradores estarão visitando os proprietários de imóveis para realizar esse procedimento.

O cadastro imobiliário consiste no levantamento das características de todos os imóveis (edificações e terrenos) e suas dimensões, visando sua avaliação pelo município. Todo cidadão que possui imóvel isento ou não do pagamento do IPTU será recadastrado.

Fazer o cadastro é muito simples. Uma equipe técnica da prefeitura, devidamente identificada, irá de casa em casa, nos lotes, colhendo informações internas e externas relativas ao seu imóvel, bem como da via ou do logradouro público, dentre outras.

O principal objetivo é buscar informações dos imóveis do município, pois o último recadastramento aconteceu na década de 90, na primeira administração do prefeito Rogério Troncoso.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Paulo Roberto de Souza, a falta de informações atrapalha a justa distribuição dos serviços públicos. “A população fica prejudicada sem as informações das unidades imobiliárias, pois não há como distribuir os serviços de forma igualitária, se não soubermos quantos imóveis existem em cada bairro e rua” afirma o secretário.

O recadastramento será o suporte básico para implementar um sistema de informações que inclua as características dos terrenos, das edificações, da área ocupada, o tipo e o padrão da construção e outras que estejam relacionadas à base física e territorial, substrato para o lançamento de valores tributários. Serve também para que os proprietários possam ter informações e alterar online as alterações feitas futuramente em seus imóveis.