A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, apoiou a ação mundial conhecida por World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza, realizada no município, no último fim de semana. A iniciativa foi coordenada Rubens Meirelles, que promoveu a mobilização de voluntários para a limpeza do Parque Natural Jatobá Centenário. Cerca de 50 sacos, contendo plásticos em geral, bitucas de cigarro, garrafas PET e vidro, latinhas, palitos, canudos, além de brinquedos e outros, foram retirados do local.

Conforme explica a superintendente Letícia Vieira, a ação contou com a colaboração de voluntários, dos Bombeiros Mirins e do grupo Pé na Trilha para a coleta de resíduos em diversos pontos do Parque. “Todo o resíduo recolhido constará em um relatório detalhado com amplo registro fotográfico que será usado posteriormente no trabalho de educação ambiental nas escolas. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram com a ação”, disse Letícia.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, ações de preservação do meio ambiente são urgentes e necessárias para que tenhamos um equilíbrio ambiental. “Neste sentido, estaremos apoiando e participando com ações em vários pontos da cidade ou parques, permitindo a todos uma reflexão sobre o impacto de suas atitudes em ralação ao descarte irregular de resíduos sólidos urbanos”, explicou parabenizando a todos pela atitude.

 

Saiba mais:

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo.  A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.