Prefeito de Morrinhos incentiva atividade de piscicultura no município

Atividades de Piscicultura incentivam o homem do campo para novas práticas

O prefeito Rogério Troncoso participou de reunião na tarde desta quarta-feira, 26 de julho, que abordou sobre Piscicultura com o objetivo de incentivar o homem do campo para novas práticas. O encontro aconteceu no Pesc Pague do Valdir, localizado na região Mata das Araras. Técnicos, produtores rurais, secretários municipais e interessados na produção estiveram presentes.

A iniciativa integra o Projeto Renda Complementada e faz parte do trabalho conjunto entre Sebrae, Senar, Emater e Complem bem como do plano de ações da Prefeitura de Morrinhos que visa oferecer fonte de renda alternativa para o produtor, incentivar a produção de peixes e aproveitar o potencial hídrico da região. O grupo vai trabalhar em prol do ciclo: produção, encaminhamento ao abatedouro e comercialização.

Para o prefeito Rogério, essa é mais uma alternativa às famílias do campo para se desenvolverem. “Nós precisamos sempre oferecer oportunidade às pessoas para estudarem, aprenderem e se profissionalizarem além de estarem sempre à frente. Esta é uma oportunidade para o produtor crescer e experimentar novas técnicas”, destacou cumprimentando a todos e desejando sucesso no projeto.

Os criadores Valdir Vieira Santos e Eliângela Silva Ribeiro vão emprestar a fazenda, de quatro alqueires, para a realização de cursos e construção de abatedouro de peixes. Eles estão no ramo há quatro anos e estão satisfeitos com o segmento da piscicultura.  Atualmente contam com 22 tanques e comercializam cerca de três mil quilos de peixe por mês.

Durante a tarde foram ministradas palestras com os temas: criação de peixes em tanque, represa, gaiola e comercialização de pescado e planejamento da Associação de Piscicultores de Morrinhos.

 

Saiba Mais: 

Para a concretização do projeto, às parcerias vão atuar da seguinte forma: Prefeitura – apoio na inspeção municipal e infraestrutura; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência de Inovação Rural (Emater) – parte de capacitação e acompanhamento das atividades no município; Sebrae – área de gestão administrativa; e Complem – comercialização.