A tarde desta quarta-feira, 28 de junho, foi marcada pela vibração e empolgação de 700 crianças que cursam o jardim II e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de Morrinhos. Elas se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) referente ao 1º semestre de 2017. A solenidade ocorreu no Centro de Eventos com o apoio da Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar.

Os formandos receberam certificados e se comprometeram a ficar longe das drogas e da violência. Durante a solenidade, os primeiros colocados no concurso de redação, com o tema Proerd, foram premiados com uma bicicleta. O evento foi marcado por apresentações do Núcleo São Francisco de Assis e Guarda Mirim.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Rogério Troncoso; da secretária municipal de Educação, Fabiana Toledo; do comandante do 10ª Cia Independente de Polícia Militar de Morrinhos, major Francisco Leônidas; do capitão Weslei; dos vereadores Wellington Dias, Núbia Ferreira e Alex Timbete; da instrutora do Proerd, soldado Ludmilla; demais policiais militares, diretores, professores, formandos e familiares.

Em discurso, o prefeito Rogério Troncoso parabenizou os formandos e a Polícia Militar e também frisou o caráter preventivo do Proerd. “O programa possibilita às crianças e adolescentes adquirirem conhecimentos sobre os riscos e perigos do uso de drogas, promovendo a prevenção com qualidade e inovação, a integração entre as famílias, comunidade escolar e sociedade como um todo, além de gerar disciplina, ética, criatividade e responsabilidade social”.

O comandante Leônidas, afirmou que programa está em Morrinhos há 17 anos e as crianças instruídas pelo Proerd ficam mais preparadas para enfrentar a vida. “As crianças de Morrinhos se tornam campeãs através dos ensinamentos do projeto. Elas desenvolvem a cidadania e ampliam suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência”, completou.

A instrutora, soldado Ludmilla, responsável pela turma de formandos, fez questão de agradecer o respaldo da prefeitura nessa importante ação. “Agradeço imensamente a todos os envolvidos que não mediram esforços para que esse momento especial fosse atingido.  Agradeço especialmente ao nosso comandante, Major Leônidas, ao prefeito Rogério e a secretária de educação Fabiana. Acredito que as dificuldades foram vencidas e os resultados alcançados. Dando voz a muitos Proerdianos, reafirmo minha crença de que esse programa nasceu do coração de Deus”, destacou.

 

Proerd

É um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas. Aplicado nas escolas, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as unidades escolares. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia.