A pandemia do coronavírus (Covid-19) desencadeou uma séria de medidas preventivas por parte da Prefeitura de Morrinhos. Entre as ações determinadas pelo governo municipal para proteger o povo morrinhense e também os visitantes consta a instalação de barreiras sanitárias nos principais acessos à cidade.

A prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, com parcerias com Policia Militar, SAMU e Corpo de Bombeiros implantaram duas barreiras nas duas principais entradas de Morrinhos, uma junto ao posto da Policia Rodoviária Estadual, na GO 213 para quem vem de Caldas Novas e outra na avenida Coronel Fernando Barbosa no sentido de quem vem da BR 153.

“Nossa intenção com as Barreiras Sanitárias não é tirar o direito de ir e vir dos cidadãos seja os moradores ou visitantes. O projeto tem é monitorar riscos iminentes para identificar possíveis foco de transmissão do COVID-19. E também, tem o objetivo de informar e conscientizar à população da importância do uso de máscaras; orientação da população para higiene das mãos”. Destaca o prefeito Rogério Troncoso.

Para o secretário André Luiz o projeto tem uma importância fundamental para o monitoramento da população e visitantes. “nosso o projeto funciona com equipe treinada e conectados através de telefones celulares e tablets, on line em formulário de pesquisa para monitorar: o motivo de estar saindo de casa, sintomas como tosse; coriza; dificuldade de respirar; dor de garganta e febre. Os dados são em tempo real em caso de risco, é coletado os dados cadastrais do cidadão para monitoramento por parte da secretaria de saúde”. Destaca o secretário.

Durante o período de 13 à 28 de maio, a ação monitorou mais de 36.638, pessoas que passaram pela cidade, apresentando o seguinte resultado: