A Prefeitura vai antecipar para esta sexta-feira (28) o pagamento dos salários do funcionalismo público municipal referente ao mês de agosto que, normalmente, seria feito somente no último útil dia do mês, ou seja, na próxima segunda-feira, dia 31. A decisão que acaba de ser tomada pelo prefeito Rogério Troncoso contempla 1.700 servidores entre efetivos, comissionados e bolsistas e 310 aposentados e 72 pensionistas, perfazendo um total de 2.082 pessoas que, juntas, vão receber mais de RS 2.600.000,00, líquidos. Recursos que serão depositados nas contas dos funcionários na Caixa Econômica Federal.
Os números são da Secretaria de Administração e Finanças, por meio do Departamento de Recursos Humanos e do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPAM). O primeiro é responsável pela confecção da folha de pagamento dos servidores ativos e ao IPAM compete elaborar a folha dos aposentados e pensionistas. A Prefeitura tem hoje 310 aposentados e 72 pensionistas.
“É uma injeção de mais de 2 milhões e 600 mil reais na economia local somente nesta semana. “Tem sido nossa preocupação pagar o salário dos servidores públicos municipais sempre no último dia útil de cada mês, mas em agosto decidimos antecipar o pagamento para esta sexta-feira, dia 28, uma antecipação de 4 dias. Normalmente a liberação seria feita na segunda-feira, dia 31”, explica o prefeito Rogério Troncoso, acrescentando que tomou a medida para facilitar a vida dos servidores e possibilitar que eles participem ativamente das festividades alusivas às comemorações dos 133 anos de Emancipação Política do Município. “Além disso, muitos têm compromissos inadiáveis com seus gastos domésticos e a antecipação evita que eles atrasem o pagamento de contas comuns, como energia e água, o que poderia causar transtornos as suas famílias”, pondera Rogério.

A expectativa do prefeito Rogério Troncoso é de que o pagamento dos servidores municipais continue sendo feito rigorosamente e sempre no último dia útil de cada mês, apesar das dificuldades financeiras que os pequenos municípios brasileiros enfrentam, por causa da grave crise econômica que o país atravessa no momento. “Estamos adotando medidas de ajuste para enxugar gastos, a fim de reforçar o caixa da Prefeitura para garantir os vencimentos do funcionalismo. As atuais dificuldades financeiras não são uma exclusividade da Prefeitura de Morrinhos. A retração da economia, que impacta diretamente a arrecadação, faz com que muitas prefeituras e governos estaduais, estejam sem condições de manter o salário em dia. Mas, graças ao equilíbrio entre nossas receitas e despesas, estamos conseguindo manter os pagamentos da Prefeitura em dia, seja ao funcionalismo, seja aos nossos fornecedores e prestadores de serviços”, destacou Rogério.

Por Jorivê Siqueira
Salário-Médio-Inicial