OK Governador e Rogério

Durante audiência com o Governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas, na última sexta-feira, 17 de julho, em Goiânia, o prefeito Rogério Troncoso aproveitou a oportunidade para pleitear recursos junto ao Executivo Estadual para cumprir o cronograma das obras de asfaltamento e recapeamento no município. O prefeito foi acompanhado pelo Deputado Estadual Francisco de Oliveira e pelo Deputado Federal Célio Silveira.

Confira os detalhes da entrevista que o prefeito concedeu à nossa equipe de reportagem:

Prefeito, o município já possui um cronograma para execução de obras de asfaltamento e recapeamento com recursos próprios. No entanto, durante visita ao Governador Marconi Perillo, o senhor fez pedidos no sentido de firmar parcerias para repasse de recursos do Governo Estadual para auxiliar as obras de asfalto novo em Morrinhos? Alguma novidade?

Prefeito Rogério- Temos dois projetos em andamento no Governo Estadual: um de recapeamento e outro de pavimentação asfáltica para atender o Setor Vera Cruz, mas independentemente disso vamos continuar nosso planejamento de asfaltamento no bairro. Somente neste ano será feito cerca de 15 mil m2 de asfalto novo.

A reunião foi extremamente proveitosa, uma vez que o Governador autorizou a licitação dessas obras, sendo que os projetos prontos já estão tramitando na Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) há mais de 1 ano. Além disso, o Governo Estadual deve retomar agora o Programa Rodo Vida Urbano e Morrinhos será enquadrado nesse projeto. Provavelmente essas obras não saiam este ano, mas devem ter sequência no ano que vem, tanto as de recapeamento quanto as de pavimentação asfáltica.

Mas quero deixar claro para os moradores do Setor Vera Cruz que isso não muda em nada o nosso projeto de pavimentação, pois vamos dar sequência ao cronograma de asfaltamento que já iniciamos no bairro. Isso porque os recursos do Governo do Estado só vêm a somar com o trabalho que estamos realizando, já que queremos alcançar a meta de concluir 40% do asfalto no Vera Cruz somente neste ano, restando apenas 60%.

Com relação ao recapeamento está previsto a liberação de recursos do Governo Estadual para a execução de 150 mil m2 em Morrinhos, o que também vem a somar ao que já temos feito. Já estamos próximos de atingir a marca de 500 mil m2 de recapeamento, mas queremos fazer 1 milhão de m2. Então, tudo isso vem a somar com os nossos esforços de trazer cada vez mais benefícios para Morrinhos.

Alguma novidade também com relação às obras de duplicação da rodovia que liga Morrinhos a Caldas Novas?
Prefeito Rogério- Segundo o Governador Marconi Perillo trata-se de uma dificuldade que o Estado está enfrentando com relação à quantidade de recursos. Assim, o Governador está aguardando a liberação de empréstimos junto aos bancos para dar sequência às obras de duplicação da rodovia que liga Morrinhos a Caldas Novas. Então, está dependendo basicamente disto e também de um acordo com a Celg para retomar a obra. No entanto, o Governador nos garantiu que no ano que vem as obras serão concluídas.
No momento, tudo que temos de palpável neste sentido é que estamos aguardando a liberação de recursos. Então, pode ser que a duplicação não termine este ano.

Quais as novidades com relação à liberação de recursos para a construção de casas populares em Morrinhos?
Prefeito Rogério- Devemos entregar nos próximos meses cerca de 150 Cheques Reforma e queremos chegar à marca de 300 entregues até o final de outubro, inclusive o Governador deve vir pessoalmente a Morrinhos para participar da cerimônia de entrega.

Os Cheques Construção do Setor Vila Nova também devem sair agora no mês de agosto para completar o valor de 20 mil reais, os quais visam terminar as obras de 54 casas do bairro.

Também temos um projeto em andamento na Agência Goiana de Transportes e Obras (Agehab) para construção de 150 casas. No entanto, com a posse da Presidenta Dilma neste ano, mudou as normativas da Caixa Econômica Federal e nós tivemos que refazer esses projetos, os quais já foram reformulados e estão tramitando tanto na Caixa quanto na Agehab. Assim, esperamos a liberação dos recursos nos próximos dois ou três meses.

Tudo isso não depende do Executivo Municipal, pois temos feito a nossa parte indo atrás, buscando respostas, formulando, encaminhando e conseguindo a aprovação dos projetos, mas dependemos da liberação de recursos tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal. Um exemplo disso é um pedido que temos junto ao Ministério das Cidades do Governo Federal para construção de 250 casas populares em Morrinhos. Estamos na espera da liberação desses recursos para darmos andamento aos projetos de mais moradias populares na Cidade dos Pomares.

Por Ellen Ribeiro