OK FGM 01

OK FGM 02

O prefeito Rogério Troncoso e seus assessores foram a Goiânia ontem, 13 de agosto, onde participaram de diversas reuniões com representantes do Governo do Estado de Goiás. O prefeito foi pleitear melhorias e benefícios para Morrinhos em várias áreas.

Às 10 horas da manhã, Rogério Troncoso esteve reunido com a Secretária da Fazenda do Estado de Goiás, a economista Ana Carla Abrão Costa, na sede da Federação Goiana dos Municípios (FGM), a qual contou com a participação de 12 prefeitos do estado, sendo a maioria deles presidentes de Associações dos Municípios.

“Foi uma reunião muito proveitosa, pois a Secretária é super carismática e nos recebeu muito bem. Discutimos diversos assuntos relativos ao repasse do Cheque Moradia (um assunto que a Secretária ficou de resolver), valor adicionado da cana e do leite, repasses de verbas do estado para os municípios para serem aplicadas na saúde e na educação (a Secretária da Fazenda se comprometeu a fazer esses repasses de forma contínua). Na ocasião, Ana Carla nos esclareceu a difícil situação das contas do estado e pediu a parceria dos municípios no sentido de melhorar a arrecadação de IPVA e ICMS”, afirma o prefeito.

Para Rogério Troncoso, a reunião atingiu os objetivos propostos. Ele parabenizou o Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o prefeito Divino Alexandre, por ter agendado o encontro e trazido a oportunidade de discutir assuntos relevantes para os municípios.

Visita a Agehab
O prefeito Rogério Troncoso também acompanhou o Secretário Municipal de Habitação, Ronaldo Romero, numa visita à Agência Goiana de Habitação (Agehab). Na ocasião, eles foram pleitear os cheques moradia para a Vila Nova, buscando a liberação dos 10 mil reais que estão faltando para terminar de construir as casas naquele bairro, além de 125 cheques reforma da primeira etapa que já foram aprovados. “A gente espera que nos próximos 20 dias esses assuntos sejam solucionados e esses benefícios sejam entregues. O Cheque Moradia vai possibilitar o término das casas na Vila Nova e permitir que várias famílias saiam do aluguel. Já o Cheque Reforma vai ajudar os morrinhenses a melhorarem as condições de suas residências”, explica o Secretário Municipal de Habitação, Ronaldo Romero.

O Governador Marconi Perillo deve vir a Morrinhos fazer a entrega desses 125 cheques reforma da primeira etapa.

Novidades na área de saúde

O prefeito, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, também participou de uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Halim Antônio Girarde. Dentre os assuntos em pauta, podemos destacar a regionalização da saúde em Morrinhos. De acordo com Rogério Troncoso, o Governo de Goiás se comprometeu a fazer a regionalização de alguns hospitais do interior e Morrinhos está nessa lista, juntamente com as cidades de Jaraguá e São Luís dos Montes Belos.

“Foi uma reunião de excelente proveito em que tratamos, inclusive, do Consórcio Municipal de Saúde que envolverá Morrinhos e outros municípios. Na segunda-feira (17) ficou agendada outra reunião, na Secretaria de Saúde de Goiânia, onde vamos discutir esse assunto, juntamente com os prefeitos de outros municípios. A ideia continua em pauta, está caminhando e esperamos que a regionalização do Hospital Municipal de Morrinhos aconteça, pois trata-se de um assunto de interesse do estado e dos municípios”, salienta o Prefeito Morrinhense.

“O Consórcio Municipal de Saúde vai ser algo muito positivo para as cidades da região, pois o Estado vai arcar com cerca de 50% dos custos. Eu vejo que é uma solução viável, já que visa ampliar o atendimento de saúde nas cidades do interior”, salienta o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Rogério e André Luiz ainda conversaram com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Halim Girarde, especialmente sobre a regionalização do Hospital Municipal de Morrinhos. A obra será realizada em três etapas. A primeira etapa está em andamento e deve ser concluída dentro de dois meses.

OK FGM 04

Por Ellen Ribeiro