DSC_0069

DSC_0055

O prefeito Rogério Troncoso realizou uma palestra sobre sua trajetória pessoal, política e profissional, na tarde desta quarta-feira, 29 de abril, no Salão Nobre Helena Cândido Romano da Academia Morrinhense de Letras (AML). A programação integra o Projeto “Memória Viva”, desenvolvido pela entidade há alguns anos.

Na ocasião, o prefeito compartilhou experiências sobre sua vida em diversas áreas. Ele começou falando sobre a atuação política de seu pai, o senhor Darcy Chaves, que segundo ele foi um político combativo e determinado. Ele veio para Morrinhos na década de 50 e trabalhou com Domingos e Naphtali.

Rogério contou que a primeira eleição que seu pai disputou para vereador ele perdeu por um voto para Valterli José de Freitas. No entanto, o resultado estava errado porque Fábio Tavares do Rancho Alegre afirmou que havia votado nele e o voto não tinha sido apurado, já que Darcy não tinha registrado votos na urna do povoado. Foi feita uma revisão na urna e o senhor Darcy ganhou com um voto de frente.

“Meu gosto pela política começou na infância quando acompanhava meu pai nos comércios e nas ruas, durante as visitas das campanhas eleitorais. No meu pensamento infantil, não sei se era porque eu gostava ou porque queria proteger meu pai dos adversários”, destacou.

Darcy era funcionário do cinema para que os seis filhos pudessem entrar gratuitamente no local. “A gente chegava e quando pediam o ingresso a gente falava: ‘filho do Darcy’ e o porteiro liberava a entrada. Logo, outras crianças começaram a dizer que eram filhos do Darcy só para entrarem de graça no cinema”, falou o prefeito em tom de descontração.

Ele se emocionou ao falar da mãe, a professora Dolores Troncoso Chaves (Dona Lolita), que sempre atuou na linha de frente, desenvolvendo trabalhos brilhantes em movimentos culturais da cidade e também na Academia Morrinhense de Letras. Ela também deu aulas no Ginásio Senador Hermenegildo de Morais por muitos anos.

Rogério também ficou emocionado ao falar do avô, Davi Troncoso, que era caixeiro viajante. Segundo o prefeito, ele era muito tranquilo e carinhoso com os netos.

Quando criança e adolescente, o prefeito estudou nas escolas Professor José Cândido e Celestino Filho e nos colégios estaduais Coronel Pedro Nunes e Xavier de Almeida. Teve como professoras Antônia Martins, Dona Cica, Beth Abdala e Dona Dalva.

O prefeito lembrou de locais históricos de Morrinhos como o Jóquei Clube, na época um dos lugares mais frequentados da cidade, da piscina perto do Matadouro Municipal, da AABB e dos times de Morrinhos: América e JK.

Juventude e vida profissional e política
O primeiro emprego de Rogério Troncoso foi na Farmácia do Povo, aos 12 anos de idade. “Trabalhei lá durante três anos. Comecei limpando o chão e quando saí já estava até receitando remédio”, brinca.

Aos 15 anos, ele foi estudar em Goiânia onde conseguiu bolsas e estudou no Liceu de Goiânia e no Colégio Carlos Chagas. Em 1970 passou no Vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) para Engenharia Elétrica em 16º lugar. Em 1974 entrou no Exército, ao mesmo tempo em que cursava a faculdade.

Rogério se formou em 1975 e trabalhou numa empresa em Goiânia de 1976 a 1979. A partir de 1980 ingressou na Telegoiás onde foi Chefe do Distrito Sul durante 22 anos, quando a empresa foi privatizada e ele se aposentou pelo INSS.

A carreira política de Rogério Troncoso teve início meio por acaso em 1979, quando substituiu o pai Darcy Chaves na chapa, e se tornou vice- prefeito de Naphtali Alves. Em 1993 foi eleito Prefeito de Morrinhos pela primeira vez e exerceu o cargo até 1996. O segundo mandato foi como Deputado Estadual de 1999 a 2002. Nessa época, os políticos morrinhenses ocupavam lugares de destaque na política nacional. Helenês Cândido era Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e Naphtali Alves era Governador de Goiás. Os outros mandatos de Rogério como prefeito foram: de 2005 a 2008 e de 2012 até o momento.

“Nesta palestra o prefeito emocionou a todos falando de várias coisas relacionadas à sua vida das quais não tínhamos conhecimento. Tudo isso evidencia uma vida dedicada ao trabalho, à família e ao bem-estar da população local. A história de Rogério está intimamente ligada ao desenvolvimento político, econômico e social de Morrinhos. Várias autoridades, populares, secretários municipais e pessoas ligadas às artes e às letras participaram deste momento tão especial do projeto ‘Memória Viva’”, ressaltou o Presidente da Academia Morrinhense de Letras (AML), José Afonso Barbosa.

Principais obras
Dentre as obras desenvolvidas e executadas pelo prefeito Rogério Troncoso em Morrinhos durante seus mandatos, as quais se destacam, estão a criação e urbanização do Distrito Agroindustrial de Morrinhos (DAIMO), implantação do IFGoiano Campus Morrinhos, com 12 mil m2 de área construída, que também contou com esforços importantes dos políticos Helenês Cândido e Naphtali Alves, construção de creches, escolas, quadras de esportes, Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim, prédio da Câmara Municipal de Vereadores, Parque Ecológico Jatobá Centenário, Lago Municipal Recanto das Araras, Teatro Juquinha Diniz, Prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Urbanização da Praça Cristo Redentor, dentre outras.

Projeto Memória Viva
O projeto ‘Memória Viva’ tem como objetivo resgatar a História de Morrinhos, por meio de depoimentos de pessoas que fizeram e fazem a história acontecer, através de suas contribuições na vida política, social e profissional do município.

Para a poetisa e escritora morrinhense, Ellen Carneiro do Vale, Membro da Academia Feminina de Letras e Arte de Goiás desde 1971, o projeto traz uma contribuição muito importante para os morrinhenses. “É fundamental pelo registro histórico que cada um dos participantes deixa para o futuro. Além disso, o material vai fornecer subsídios para o trabalho dos historiadores”, destaca.

Outros políticos também compartilharam suas experiências de vida em anos anteriores do projeto, como o médico Philemon Xavier de Oliveira, Nilza Diniz, Eurico Barbosa, Helenês Cândido, o médico Penido de Oliveira, José Elias Borges, Getúlio Alves Toledo e, neste ano, o prefeito Rogério Troncoso.

DSC_0058

DSC_0023

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro