Prefeito Rogério Troncoso prestigia inauguração do Cejusc

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Comarca de Morrinhos, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, com a presença do prefeito Rogério Troncoso, do vice-prefeito, Dr. Tércio Menezes, e da primeira-dama Terezinha Amaral. A abertura inicial ficou por conta do juiz de direito e diretor do foro, Diego Custódio Borges.

O prefeito Rogério ressaltou que é uma imensa satisfação ver o início do trabalho do Cejusc em Morrinhos. “É muito bom servir e trabalhar pelo povo. Aqui serão resolvidos problemas de várias pessoas. Quero destacar que o Fórum tem um grupo excelente de funcionários, que trabalha com amor. Apesar das dificuldades, fizemos questão de nos engajar nesta parceria através de mão de obra. Parabéns a todos por não medirem esforços para a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania”, declarou.

Diversas autoridades do Poder Judiciário se fizeram presentes, inclusive o corregedor geral da justiça, desembargador Walter Carlos Lemes; com a participação da juíza e coordenadora do Cejusc, Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade; e as juízas da Comarca, Patrícia Bretas e Patrícia Carrijo. O procurador geral do Estado de Goiás, Alexandre Eduardo, também participou, além do presidente da OAB subseção Morrinhos, Cristóvam Veloso Júnior; dos promotores do município, Jonisy Figueiredo e Rubens Rosa Júnior; e do procurador geral do município, Rafael Rodrigues.

Segundo a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Doraci Lamar, o Cejusc tem papel importante na sociedade. “Acordos são melhores para as partes do que a imposição de uma sentença, uma vez que os resultados são construídos durante mediação e conciliação”, afirmou.

O juiz Diego Custódio será o coordenador desta unidade e destacou que o órgão foi inaugurado graças a uma parceria entre Judiciário e Executivo. “Este é um lugar que vai atender a demanda para tentar desafogar o trabalho do Fórum, fazer com que os processos andem mais rápido”. Ele também afirmou que o TJGO tem investido na política permanente de resolução de conflitos.

A solenidade de instalação do Cejusc aconteceu na sala do Tribunal do Júri e contou, ainda, com os representantes do ministério público, vereadores, secretários municipais, defensores públicos, advogados, servidores da justiça e imprensa. A benção foi realizada pelo pároco Ueslei Vaz, da Paróquia Cristo Redentor.

Cejusc/Comarca de Morrinhos

Este é o 53º Centro Judiciário criado no Estado de Goiás. No local, serão feitas conciliações e mediações de processos nas áreas cível e de família. O local tem o objetivo de oportunizar a solução rápida dos conflitos. Morrinhos tem cerca de 45 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.